17/07/20 | Patrícia de Freitas - CRSC

Covid 19: Egressos, egressas e familiares recebem doações de cestas básicas na região do Vale e Litoral

Ação atendeu moradores de cidades como Santos, Lorena e São Vicente

Em tempos de pandemia, muitas pessoas têm precisado de ajuda para encarar o período atípico. Diante disso, a Diretoria Regional de Atenção ao Egresso e Família do Vale do Paraíba e Litoral organizou várias ações para distribuir, emergencialmente, cestas básicas aos egressos, egressas e parentes de reeducandos do sistema prisional paulista. O itens são oriundos do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

No total, foram distribuídas 290 cestas nas cidades de Santos, Guarujá, São José dos Campos, Lorena e São Vicente. A inovação no Litoral Sul, por exemplo, foi o apoio de instituições do 3º setor e que atuam nas regiões mais carentes. Participaram da medida a Associação Flor do México, NACES-PROCURU – Projeto Cultura de Rua, Central Única das Favelas (Cufa) e o Projeto Tia Egle, que integram também o pré-Projeto Germinar, ao lado das Centrais de Atenção ao Egresso e Familía (CAEFs). Também participaram o Projeto Recomeçar e o Movimento Mães do Cárceres. Com o apoio de todas essas organizações, foi possível contemplar o atendimento inicial de 160 famílias.

O destaque foi a parceria com o Projeto Tia Egle, da região noroeste de Santos, com 80 cestas distribuídas em um único dia. “Essa ação conjunta foi e continuará sendo essencial, tendo em vista que essas instituições, quando organizadas em rede, podem dar uma melhor dinâmica no rol de encaminhamentos que as centrais devem realizar, bem como as próprias instituições também poderão nos encaminhar egressos, egressas e famílias que não possuam conhecimento do trabalho da CRSC na região”, afirma Julio Floriano, diretor regional.

Segundo ele, o entendimento comum é que o público atendido não é apenas uma responsabilidade do estado, mas de toda a sociedade em suas diversas necessidades como trabalho, educação além das assistências emergenciais. “Existem muitas organizações em locais onde não é possível atuar sozinho e essas organizações possuem especificidades que potencializarão a nossa atuação”, completou.

Já nas cidades do Vale do Paraíba, a ação também atendeu os cadastrados das cinco centrais da região, sendo que só a CAEF São José dos Campos realizou a entrega de 40 cestas básicas.

Ao todo, 290 pessoas (entre famílias, egressos e egressas) foram contempladas, contando também com o apoio dos Técnicos Responsáveis Nilson Uchoa (CAEF São José dos Campos) Daiane Ribeiro (CAEF Lorena) e Amábile Meira (CAEF Guarujá).