17/07/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Unidades prisionais da região central arrecadam mais de 5 mil itens para Campanha do Agasalho 2020

Servidores doaram roupas, alimentos, cobertores e produtos pessoais para instituições de caridade

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das unidades prisionais da região central arrecadou mais de 5 mil peças para a Campanha do Agasalho 2020. Seguindo todos os protocolos para prevenção ao Coronavírus, o material passou por higienização antes de ser entregue para as entidades filantrópicas.

Todos os anos, a Cipa, com apoio do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), mobiliza servidores do sistema prisional para fazer as doações para as entidades e, com isso, ajudar os menos favorecidos.

Roupas, cobertores, alimentos, produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas foram alguns dos itens doados durante a ação, mostrando que, mesmo em tempos de pandemia, o sistema prisional esteve comprometido com o papel social.

Ao todo, a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) arrecadou 42 peças de roupas. Elas foram entregues por um representante da Cipa para a ONG S.O.S. Rua, que fica em Campinas. A entidade, atende, por mês, em média, 700 pessoas em situação de rua, trabalhando na áera há 11 anos.

Complexo Campinas - Hortolândia

As unidades do complexo Campinas - Hortolândia conseguiram mais de mil peças de roupas, que foram destinadas à Pastoral Carcerária de Campinas, Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia e para a Comunidade São Paulo Apóstolo.

CDP de Americana: 215 peças de roupas foram doadas para a Cruzada Senhoras Católicas.

CDP de Jundiaí: Foram arrecadadas 131 peças e doadas ao Centro POP de Jundiaí.

CDP de Limeira: Unidade prisional arrecadou 84 peças e entregou ao Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

CDP de Piracicaba: Foram arrecadadas 55 peças e doadas para o Fundo Social de Solidariedade.

CPP de Porto Feliz: Foram arrecadadas 240 peças de roupas, incluindo agasalhos e cobertores. Os itens foram doados ao Fundo Social de Solidariedade.

Centro de Ressocialização de Mogi Mirim: Foram arrecadadas 24 peças para o Lar São Francisco de Assis.

Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro: Foram arrecadadas 33 peças, todas doadas para o Lar Bethel.

Centro de Ressocialização de Bragança Paulista: Foram arrecadadas 53 peças de roupa para a Casa da Benção.

Penitenciária Feminina de Campinas: Mais de 100 peças foram doadas para o Movimento Felipe Selhi, que auxilia moradores de rua de Campinas.

Penitenciária de Iperó: Foram arrecadadas 13 peças e doadas ao Cras de George Oetterer.

Penitenciária de Mairinque: Foram arrecadadas 172 peças que foram doadas para a Associação dos Moradores do Bairro Cristal.

Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu: Além da Cipa, as arrecadações também contaram com a participação das reeducandas. Este ano, foram arrecadadas 1.570 mil peças, que foram doadas para o Albergue Espírita Vinha de Jesus. Segundo a diretora da unidade prisional, Daniele de Freitas Melo, quando as internas saem em liberdade, caso escolham não levar os seus pertencentes, o setor de inclusão separa o material para doação. “Dessa forma, além da campanha do agasalho, durante todo o ano encaminhamos doações para o albergue”, conta.

A ação acabou gerando uma parceria entre a penitenciária e o albergue, que disponibiliza pernoite e toda a assistência necessária para mulheres que recebem alvará de soltura, mas não conseguem contato com familiares para buscá-las na unidade prisional.

PI de Itapetinga: A unidade prisional arrecadou 50 peças que foram destinadas para a Associação Beneficente aos Portadores de Câncer de Itapetininga (ABPCI).

PI de Itirapina: Foram arrecadadas 24 peças de roupa que foram entregues para a Associação Meninos da Aracy.

Unidades prisionais de Capela do Alto: Foram arrecadados 13 cobertores e 477 peças de roupas. Os cobertores foram entregues para o Fundo Social de Itapetininga. Já as peças de roupa, foram entregues aos Vicentinos de Capela do Alto e Apae.

Unidades prisionais de Guareí: As arrecadações das unidades prisionais chegaram a 324 peças de roupa. As doações foram direcionadas para a Casa de Missão Santa Maria, também conhecida como Lar de Maria - uma entidade responsável pela distribuição de refeições e roupas e também para o Abrigo Bom Jesus. Além das peças e produtos de higiene pessoal, a Célula de Intervenções Rápidas (CIR) e do canil da Penitenciária de Guareí II, arrecadaram fraldas geriátricas para 18 idosos do abrigo. Segundo a presidente do local, Roseli Vieira Rocha Santos, com a falta de visitas e a interrupção da festa anual – fonte de maior arrecadação – as doações foram caindo. Ela disse ainda que a atitude dos servidores ajudou muito. "Tudo que vier, será bem-vindo", finalizou Roseli.

Unidades prisionais de Sorocaba: Foram arrecadadas 141 peças para o Lar São Vicente de Paula e para o Serviço de Obras Sociais.

Penitenciária Feminina de Votorantim: Foram arrecadadas 134 peças que foram entregues para a Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), de Votorantim.