Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/06/20 | Marcus Liborio – CRN

Presídio promove campanha de combate à hipertensão e diabetes

Durante quatro dias, servidores da Penitenciária I de Pirajuí foram avaliados por profissionais de saúde

A Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí promoveu ações de prevenção e combate à hipertensão e diabetes, já que portadores dessas doenças integram o grupo de risco para Covid-19. Realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Campanha de Aferição de Pressão Arterial e Glicemia ocorreu de 2 a 5 de junho e avaliou mais de 160 servidores.

A presidente da Cipa, Mary Aparecida Macedo Shamas, destaca que a ação teve como objetivo alertar os funcionários sobre os cuidados preventivos, uma vez que a maioria que atua na unidade tem mais de 40 anos. “Todos foram orientados. Em alguns casos, a verificação e testes foram refeitos no dia seguinte, visando sanar dúvidas”, frisa.

Segundo Mary, a campanha incluiu todos os turnos de trabalho, totalizando 163 funcionários avaliados. Destes, 53 foram orientados a procurar serviço médico por estarem com a pressão acima dos parâmetros considerados normais e 21 apresentaram glicemia elevada.

Diagnóstico precoce

“Esse tipo de campanha tem como objetivo orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, tendo em vista que essas doenças podem ser silenciosas”, alerta a auxiliar de enfermagem Aline Aparecida Pereira Ulian.

Silenciosa

A hipertensão é uma doença silenciosa que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Está associada a fatores de risco, como alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo.

Os sintomas costumam aparecer somente quando há níveis elevados de pressão: dores no peito e na cabeça, tonturas, zumbido nos ouvidos, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Para combater a doença, o Ministério da Saúde recomenda adotar um estilo de vida saudável, como manter uma alimentação balanceada e realizar exercícios físicos regularmente. Outro fator importante é fazer exames rotineiros, pelo menos uma vez ao ano.

aasassa
Topo