12/07/12 | Mariana Borges - SAP, com dados da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Funcionário da SAP conquista primeiro lugar em premiação nacional

Servidor Hudson Augusto Lima, da Penitenciária "Dr. Danilo Pinheiro" de Sorocaba, teve destaque no 1º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Hudson Augusto Lima dividiu o primeiro lugar com Marco Antonio de Queiroz (MAQ)

Os funcionários da SAP destacam-se pela iniciativa na busca da qualidade na prestação do serviço à população em geral. Exemplo disso é o funcionário da SAP, Hudson Augusto de Lima, que foi premiado pelo seu esforço em prol da acessibilidade das informações públicas a toda população.

Em seu estudo, intitulado “Acessibilidade Digital do Governo do Estado de SP”, Lima acessou cada um dos sites das 645 prefeituras do Estado de São Paulo, no período entre 21/08 a 21/09 de 2011. O foco foi testar a acessibilidade digital dos sítios municipais, mas também foi analisado o grau de transparência na prestação de informações sobre as contas públicas daqueles municípios, além do provimento de Internet gratuita ao cidadão e presença ou não de cada prefeitura nas redes sociais. O funcionário da Penitenciária "Dr. Danilo Pinheiro" Sorocaba I é bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e atualmente está terminando uma pós-graduação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Entre outros dados, Lima descobriu que, à época, 54 municípios ainda não estavam na internet. Entre os que estavam, 580 deles não obtiveram o selo de acessibilidade digital, ou seja, não estavam dentro dos princípios de acessibilidade preconizados pela lei federal de acessibilidade (Lei no. 10 098, de 19/12/2000), que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Além disso, 173 prefeituras não possuíam contas públicas; das que possuíam, 370 não davam acesso aos dados. Dos municípios paulistas, 29 disponibilizavam Internet gratuita aos cidadãos, indicando isto em seu website oficial, e 457 prefeituras não possuíam perfis em redes sociais. Os resultados por município estão disponíveis no endereço: http://bit.ly/NaZuc2.

Com esse trabalho, Lima destacou-se e ganhou o primeiro lugar na categoria Pessoas / Personalidades / Instituições, do 1º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web/Tod@sWeb, promovido pelo W3C Brasil, Comitê Gestor da Internet no Brasil e NIC.br. A premiação tem apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi).

Realizado no último dia 14/06, o objetivo do evento foi promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear pessoas, empresas e ações em prol do acesso de indivíduos com deficiência ao ambiente virtual.