Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/06/20 | Fernanda Nagliati - CRC

Reeducandos reformam unidades prisionais de Porto Feliz e Sumaré

Estabelecimentos penais foram alvo de depredações durante atos de insubordinação no mês de março

O Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz (CPP) e o Centro de Ressocialização (CR) de Sumaré receberam nova pintura e foram revitalizados por reeducandos. Os dois estabelecimentos penais, subordinadas à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), foram depredados durante atos de insubordinação registrados no dia 16 de março.

Os reparos começaram também no mês de março em uma parceria da Secretaria da Administração Penitencíária (SAP) com o Via Rápida e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

O objetivo da revitalização foi reformar as unidades e, ao mesmo tempo, qualificar a mão de obra de reclusos que estão próximos de sair. Assim, os presos aprendem uma profissão e trabalham em prol da sociedade.

Na unidade prisional de Sumaré houve reparos na pintura interna das alas habitacionais, recuperação de uma janela, reposição de torneiras, chuveiros e refletores, assim como consertos na rede elétrica. Vinte e cinco reeducandos fizeram os trabalhos. Segundo o diretor da unidade, Dalber Possato, é fundamental a participação dos sentenciados durante o processo de revitalização. "O trabalho é fundamental para a construção da ressocialização do sentenciado, oportunizando desenvolver a aprendizagem e até mesmo aperfeiçoamento de um ofício, além de manter a estrutura da unidade, gerando sem dúvida efeitos positivos na disciplina interna”, explica.

Já na unidade prisional de Porto Feliz, as tarefas de alvenaria e pintura foram realizadas por 180 reeducandos, dentre eles, 75 sentenciados foram capacitados pelo curso Via Rápida. De acordo com o diretor da unidade, Francisco Ricardo Pereira de Souza, a fim de melhorar a segurança do ambiente prisional, serão instaladas portas mecanizadas com acesso aos alojamentos habitacionais, aumentando a segurança dos servidores.

Qualificação profissional

O curso Via Rápida é uma parceria da SAP com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores) para presos do regime semiaberto.

A ação que acontece desde 2016 e é dividida em dois módulos: no primeiro, com carga horária de 25 horas, são apresentadas técnicas de pintura de modo teórico, além de noções básicas de empreendedorismo. No segundo, com carga horária de 75 horas, os alunos colocam em prática seus conhecimentos e pintam edifícios públicos.

aasassa
Topo