Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/06/20 | Eliane Borges - Croeste

Croeste entrega desinfetantes e EPI’s para 45 unidades prisionais

Medidas como limpeza de celas e higienização de marmitas foram redobradas

Cansativos, mas ininterruptos, os trabalhos de higienização nas unidades prisionais não param. Tudo para evitar a proliferação do Coronavírus dentro do sistema prisional. As recomendações preconizadas pela Coordenadoria de Saúde têm sido seguidas à risca, o que demanda constante reposição de materiais de limpeza e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

As medidas adotadas incluem desinfecções diárias de viaturas de transporte de sentenciados, caminhões, ambulâncias, além de pavilhões, grades, galerias e celas, sem contar toda a parte administrativa. No caso de celas higienizadas pelos próprios privados de liberdade, são fornecidos produtos como água sanitária e sabão líquido.

Para evitar contaminação cruzada, as marmitas das celas onde ocorreram contaminações são recolhidas separadamente e higienizadas por pessoa devidamente orientada e com uso constante de EPIs, como máscara, luva, avental e touca. Vale lembrar que o uso de máscara é obrigatório para todo o corpo funcional e privados de liberdade. Álcool em gel também fica disponível nos postos de trabalho e locais de grande circulação.

Encomenda

Ao chegar na unidade, os itens enviados por correspondência são colocados em quarentena. Somente após 72h é que são entregues aos sentenciados, conforme preconizado pelos órgãos de saúde. Por todos os locais há cartazes ensinando a se prevenir, lavar as mãos e utilizar os EPI’s de maneira correta. Além disso, tanto funcionários quanto sentenciados foram vacinados contra três tipos do vírus Influenza.

Movimentações

Com relação aos sentenciados, há um mapa de acompanhamento individual com resultados de medição de temperatura, oxigenação sanguínea e possíveis sintomas da Covid-19. Em caso suspeito, o indivíduo é colocado em isolamento, assim como os que com ele coabitam. Além disso, o sentenciado que necessita de atendimento externo, ao retornar, é colocado em isolamento por um período de 14 dias, por exemplo, no caso de consulta médica que não pode ser adiada. O mesmo ocorre com o preso que vem transferido de outra unidade prisional.

Logística

Os materiais adquiridos pela SAP são enviados para a Coordenadoria de Saúde, que os repassa para as demais coordenadorias. Estas, por sua vez, redistribuem aos estabelecimentos subordinados. A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste abastece 45 unidades prisionais, incluindo municípios como Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba e Marília.

aasassa
Topo