22/06/20 | Eliane Borges - Croeste

Penitenciária de Riolândia doa 212 litros de leite para Santa Casa de Votuporanga

Organizada pela Cipa da unidade, iniciativa contou com a participação de funcionários

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Penitenciária “João Batista de Santana” de Riolândia realizou a entrega de 212 litros de leite para a Santa Casa de Votuporanga. A ação solidária foi feita na última semana de maio e envolveu todo o corpo funcional da unidade em prol do hospital, que é referência para 53 municípios da região noroeste do Estado, incluindo tratamento da Covid-19 para 17 cidades da microrregião.

A campanha ocorreu de 4 a 29 de maio e terminou com a entrega do leite realizada por quatro servidores. A maioria dos funcionários da Penitenciária de Riolândia reside em municípios vizinhos à Votuporanga. Muitos deles também utilizam os serviços da Santa Casa Votuporanguense, hospital para procedimentos de alta complexidade e que faz cirurgias cardíacas, possui UTI Neonatal e outros, o que somam aproximadamente 500 mil habitantes atendidos na região. Sobre o tratamento para Covid-19, atende 17 municípios da microrregião, ou seja, cerca de 200 mil habitantes.

Feliz de quem dá

“Optamos por leite por ser um item de consumo diário, tanto no café da manhã quanto no da tarde, e também por ser essencial na alimentação. Além disso, a Santa Casa presta um ótimo serviço para funcionários e reeducandos que cumprem pena na unidade”, complementou o agente de segurança penitenciária e vice-presidente da Cipa, Ademir Aranha Baleeiro.

Feliz de quem recebe

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o leite foi encaminhado aos serviços de Nutrição e Dietética do estabelecimento, responsáveis pelo fornecimento de 1.700 refeições para pacientes e acompanhantes. “Agradecemos imensamente a Penitenciária de Riolândia. A Cipa demonstrou sua solidariedade e preocupação com a saúde de todos, não apenas de seus colaboradores. A doação supre nossa demanda de dois dias, nos ajudando especialmente neste período difícil de Coronavírus”, finalizou o provedor do hospital, Luiz Fernando Góes Liévana.

Solidariedade

É a primeira vez que a penitenciária promove arrecadações para a Santa Casa de Votuporanga mas, anualmente, recolhe doações para diversas entidades por meio de campanhas de alimentos e de agasalhos. “Feitos como este levam os servidores à reflexão sobre pequenas ações que podem gerar grandes diferenças, principalmente neste período de pandemia”, finaliza o diretor geral da unidade prisional, Clayton Guimarães Nogueira.