Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/06/20 | ECOM/CRSC

Equipe da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania participa de encontros virtuais durante a pandemia


A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) tem conseguido amenizar o distanciamento social entre seus funcionários participando de reuniões virtuais promovidas por parceiros. A medida tem possibilitado a troca de informações e experiências vividas durante a pandemia. A ADIGO Desenvolvimento, em parceria com o Ação Pela Paz, ofereceu, voluntariamente, duas reuniões on-line nos dias 23 e 30 de abril. A proposta foi acolher a equipe da CRSC. A participação contou com cerca de 40 pessoas em cada reunião, incluindo diretores dos departamentos e servidores da sede da Coordenadoria, além de diretores regionais dos programas de Penas e Egressos do sistema prisional.

A ideia foi criar um espaço para falas e reflexões sobre o momento que o mundo todo está passando durante isolamento social. Foram debatidos os anseios e necessidades da Coordenadoria, bem como mencionadas propostas para o futuro e como aprimorar o trabalho neste momento. Segundo Mauro Bitencourt, que está à frente da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, as reuniões virtuais foram positivas. “Foi uma oportunidade ímpar para estarmos juntos, mesmo que de forma virtual, dividindo nossos anseios, preocupações e, o mais importante, nossa esperança de dias melhores”.

1º ENCONTRO: REFLEXÃO

O primeiro encontro foi conduzido pela consultora Madga Santana, da consultoria ADIGO Desenvolvimento, e foi um momento de acolhimento do grupo. Divididos em trios, os 31 participantes foram convidados a pensar e falar sobre seus medos e necessidades.

Para Mary Balmiza, servidora da CRSC e uma das participantes, a iniciativa foi boa. “Foi legal estar presente e poder ouvir meus colegas de trabalho, trocar experiências desse período de isolamento. É saber que não estamos sozinhos nesse momento de incertezas em todos estão preocupados e se cuidando da maneira que podem. Acho que as pessoas se tornam mais unidas e solidárias quando dividem seus medos”.

Após compartilharem o que foi conversado nos grupos, as lideranças refletiram e se expressaram por meio um de desenhos, cores e formas sobre o que o mundo está exigindo deles neste momento.

“O primeiro encontro foi uma reunião de acolhimento, com o objetivo fazer com que os grupos tragam suas preocupações e sentimentos do que estão vivendo e experimentando”, comenta Magda Santana.

2º ENCONTRO: APOIO

O segundo encontro girou em torno de como cada indivíduo pode acolher e apoiar a sua equipe neste cenário de pandemia. Na primeira reunião, os participantes refletiram. Em outro momento, puderam pensar em formas e ações para acolherem seus times e pares de trabalho.

Como apoiar minha equipe na pandemia?. Essa foi a pergunta que norteou o encontro. A reunião contou com a participação de Jaime Moggi, Marcos Thiele e Rosana Sun, ambos consultores da ADIGO. Eles refletiram sobre questões levantadas pelas lideranças, contando sobre suas experiências e algumas histórias. Apresentaram, ainda, citações sobre como ouvir o próximo pode amenizar a ansiedade, mostrar a fragilidade de cada um e como é possível criar uma conexão com a fragilidade do outro.

“Acolher as lideranças da CRSC em um momento de pandemia foi uma ação importante e generosa de Magda. Ela realizou e facilitou os encontros on-line de forma simples, mas profunda”, reflete Claudia Cardenette, Diretora Administrativa do Ação Pela Paz, que acompanhou e participou das reuniões.

AÇÃO PELA PAZ

O Instituto Ação pela Paz, criado em 2015 pelo 1ª vice-presidente da Confederação das Seguradoras, Jayme Garfinkel, capacita e emprega egressos do sistema prisional, visando diminuir a reincidência criminal. O Instituto atua em diversas frentes e oferece cursos de pintura, cabeleireiro, soldagem, gastronomia e panificação, aulas de música, xadrez e artes, além de realizar estudos, pesquisas e reuniões com especialistas para melhor compreender as complexidades do sistema prisional brasileiro. A parceria com a CRSC e a ADIGO Desenvolvimento possibilitou que o Ação Pela Paz, mais uma vez, pudesse cumprir seu papel e objetivo: apoiar as lideranças da Secretaria da Administração Penitenciária, para que possam também apoiar suas equipes, seus beneficiários, as pessoas privadas de liberdade e egressas prisionais.

ADIGO DESENVOLVIMENTO

A ADIGO Desenvolvimento é uma organização com o propósito de apoiar o desenvolvimento de Indivíduos, Grupos e Organizações, dedicando-se ao desenvolvimento de profissionais e empresas, contemplando os mais diversos ramos, portes e origens, no que se refere a atividades de consultoria, facilitação, mediação, coaching individual, coaching de grupos e realização de programas de treinamento e desenvolvimento

aasassa
Topo