04/07/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

Projeto do CRF de São José dos Campos “Trilha Arte Factu” comemora primeiro ano de atividades

Utilizando material reciclado, presas produzem peças que vão de bonecas a vestidos de jornal

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducanda no “I CRF Trilha Fashion Day”

O Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José dos Campos comemorou em maio, o primeiro ano do projeto "Trilha Arte Factu", uma parceria da unidade prisional, com a psicóloga Andréa Mourão, do Instituto Casa da Mulher.

Apresentado no início de 2011, o projeto nasceu, na visão de Andréa, ante a necessidade de se inovar o olhar que é lançado sobre as pessoas que vivem em situação de cárcere ou posteriormente egressas, e assim possibilitar transformações significativas visando romper paradigmas de exclusão, ainda tão cristalizados.

“Com um novo olhar é possível construir mais oportunidades de efetiva socialização, inclusão, responsabilização, empregabilidade e geração de renda, partes que passaram a ser foco do projeto que visa que uma nova marca seja impressa, sobrepondo a marca estigmatizada”, expôs Mourão.

Vinte reeducandas participam da oficina, que procura atender as presas que realmente estivessem dispostas a se envolver com a experiência e com o que ela lhes traria como benefício pessoal. Os trabalhos são realizados uma vez por semana, durante uma hora e meia e usando apenas material reciclado.

Nos primeiros trabalhos foram confeccionadas bonecas e em seguida roupas de jornal que acabaram por levar a produção do “I CRF Trilha Fashion Day”. O segundo evento ocorreu no último dia 22/06 e, além da inspiração na natureza, teve como marca registrada a criatividade das presas e preocupação com a questão de sustentabilidade. Cada reeducanda-modelo produziu o próprio vestido apresentado ao público.

Presépio de Natal produzido por ex-reeducanda

Com os objetos que nada mais eram do que garrafas pet, jornal, restos de tecidos e arames, o processo de produção das peças através da reciclagem proporcionou as participantes a oportunidade de verem a si mesmas como renovadas. O projeto levou as detentas ao resgate de suas histórias e sonhos, podendo construir assim novas possibilidades de escolhas. “É preciso que a sociedade observe o que vem jogando fora, sob o risco de se descartar um ser humano que pode ser ressocializado”, ressalta a diretora da unidade, Eliana Maria Giuseppa Capostagno.

Ainda para a diretora, a experiência está sendo muito positiva, pois elas se sentem úteis e reconhecidas pelo trabalho que estão desenvolvendo, passando a se preocupar mais com o futuro e como poderão enfrentar as ruas sem voltarem a se envolver com a criminalidade.

“O Sistema Penitenciário e a população carcerária vivem sob as críticas da sociedade, porém, elas terão que retornar às ruas. E o que poderá ocorrer se todas as portas se fecharem? As penas no Brasil não são perpétuas e um dia elas terão a liberdade, com o direito de serem recolocadas em trabalho. Ações semelhantes a essa são de suma importância, para a autoestima dessas mulheres e para seu retorno à sociedade”, finaliza Capostagno.

A psicóloga Andréa foi convidada em 2011, pela Coordenação do Curso de Psicologia, a apresentar o projeto "Trilha Arte Factu", na Semana de Psicologia da Universidade Paulista (Unip) de São José dos Campos. O evento contou também com a participação das reeducandas.


Mudança de vida....

Uma egressa presa em 2004 transitou por diversas unidades prisionais, cometendo várias faltas disciplinares durante o período de reclusão. Após ser removida para o CRF de São José dos Campos, a fim de ser aproximada da família, foi envolvida pelo projeto "Trilha Arte Factu".

Com dedicação exclusiva e as orientações da psicóloga, ela pode ver nascer em si um dom que desconhecia, o de elaborar esculturas com argila. A partir dessa nova experiência, confeccionou todos os personagens do Presépio de Natal em 2011, um mosaico com tema natalino, além da decoração do CRF, tudo produzido com pets, tampas de garrafas e latas de refrigerantes.

Com esse trabalho, foi convidada para participar de Feira dos Figureiros de São José dos Campos. Contudo, não houve tempo hábil para solicitar autorização Judicial. Agora, em liberdade, a ex-reeducanda está se mobilizando para criar uma cooperativa de reciclagem e um brechó chique, com o fim de ajudar as futuras egressas e até mesmo os familiares.