15/07/11 | Assessoria de Imprensa - SAP e Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania

SAP inaugura Unidade de Reintegração Social em Carapicuíba

Parceria da SAP com a Prefeitura Municipal de Carapicuíba viabilizou implantação da unidade

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Secretário discursa na inauguração

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e em parceria com a Prefeitura Municipal de Carapicuíba, inauguraram no dia 13/7, às 10h, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social, que irá operacionalizar o Programa de Penas e Medidas Alternativas no município. A Unidade está situada à Rua Teresinha Morango, nº 72 – Centro de Carapicuíba/SP.

Estavam presentes no evento, o Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; Sérgio Ribeiro, prefeito do município de Carapicuíba; Mauro Rogério Bitencourt, Coordenador de Reintegração Social e Cidadania; Hugo Berni Neto, Coordenador de Unidades Prisionais da Capital e Grande São Paulo; Cláudia Marina Maimone Spagnuolo Binns e Mário Rubens Assumpção Filhos, juízes de direito atuantes em Carapicuíba e demais funcionários do sistema prisional.

“A pessoa deve ter uma pena compatível com aquilo que praticou, mas isso não significa impunidade”, esclareceu em seu discurso o secretário Lourival Gomes e acrescentou que a iniciativa não significa o abandono do sistema prisional, mas a separação dos prisioneiros perigosos, daqueles que cometeram crimes leves.

Para o prefeito Sérgio Ribeiro, o projeto significa um importante equipamento social para o município e destacou a eficaz atuação do Poder Judiciário em Carapicuíba.

O projeto da SAP, de expansão de unidades especializadas no acompanhamento e fiscalização do cumprimento de penas e medidas alternativas, vem alcançando o objetivo proposto, graças ao grande envolvimento e empenho das prefeituras municipais, do poder judiciário e da sociedade em geral.

Desde o início do programa, em 1997, já foram tendidas mais de 76 mil pessoas condenadas pelo judiciário a prestar serviços à comunidade. Em Carapicuíba a previsão inicial é de que 100 pessoas serão acompanhadas em cumprimento de pena de prestação de serviço à comunidade.

A reinclusão no programa (5,7%) e o baixo custo aos cofres públicos, por condenado nesta modalidade penal (R$ 22,90), demonstram a eficácia da aplicação das penas alternativas.