Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/06/20 | Marcus Liborio – CRN

Presídios fazem celebração para comemorar o dia do ASP e da Enfermagem

Agentes de segurança e profissionais da saúde que atuam nas unidades da região Noroeste foram homenageados

Presídios que compõem a Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) fizeram comemorações em homenagem ao dia do Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e dia da Enfermagem, celebrados em 12 de maio. A direção do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva, por exemplo, realizou um ato solene com hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e do município e executaram o Hino Nacional Brasileiro.

Na ocasião, também foi servido um café da manhã especial aos servidores, respeitando todas as medidas de distanciamento e higiene preconizadas pelos órgãos de saúde para prevenção à Covid-19.

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III “Professor Noé Azevedo” de Bauru, o ASP Hildo Daniel escreveu duas poesias para homenagear agentes e enfermeiros que trabalham na unidade. Em ambos os textos, ele reforça a importância da atuação de cada profissional: o primeiro para promover a ressocialização do preso e o segundo para manter o cuidado especializado com a saúde do próximo.

EXEMPLO

Em suas funções, o ASP é capacitado para contenção, vigilância e disciplina dos reeducandos e também atua como exemplo de educação para promover a mudança no comportamento dos presos, com o objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. É o que destaca o coordenador das unidades prisionais da região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza, que também é ASP.

“O preso, muitas vezes, não teve um exemplo na vida. A maioria deles, infelizmente, é levada ao mundo do crime muito cedo, principalmente por falta de estrutura familiar. Nesse contexto, o ASP pode ser comparado a um professor, porque ele será o exemplo que o preso nunca teve”, explica.

“O agente vai chegar de manhã para trabalhar e cumprir as suas obrigações com responsabilidade. Com certeza é a maior referência que o reeducando já teve. Portanto, o ASP pode, sim, significar a mudança de vida daquela pessoa”, finaliza Souza.

‘CUIDAR DO OUTRO’

Os enfermeiros ganharam ainda mais destaque em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus. A profissão tem sido muito importante no combate à propagação da Covid-19.“Ser profissional de enfermagem é carregar sobre os ombros a missão de cuidar do outro, dando tudo de si para aliviar dores e sofrimentos de pessoas que nem sempre se lembrarão daquele rosto que estava ao seu lado tentando lhe aliviar a dor. Os enfermeiros estão na linha de frente em qualquer situação de enfrentamento às doenças e atendimento à toda população”, resume a diretora do Centro Regional de Saúde da CRN, Aparecida Kalinsqui.

aasassa
Topo