Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/05/20 | Mariana Amud – Coremetro

Servidores do CDP I de Osasco confeccionam protetores faciais para usarem no trabalho

De baixo custo, utensílio foi desenvolvido a partir de manuais disponibilizados na internet

Da necessidade à prática, dois funcionários do Centro de Detenção Provisória I “Éderson Vieira de Jesus” de Osasco, estabelecimento subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), trabalham na produção de protetores faciais para uso contra a Covid-19.

A falta de experiência no desenvolvimento do produto não impediu que os Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs), Claudinei França e Cristhian Sawamura, agissem em prol da saúde e da segurança de seus colegas de trabalho, visando a prevenção contra a Covid-19. A orientação é de que a proteção seja usada em atividades diárias, como na movimentação de reclusos, por exemplo.

A partir de folhas de acetato, elásticos, placas de borracha e ilhós, materiais de baixo custo adquiridos por conta própria e facilmente encontrados para a compra, os agentes já confeccionaram em torno de 60 máscaras destinadas aos funcionários do CDP. A proposta é fazer mais produtos conforme a demanda.

A pandemia de Covid-19 trouxe à tona a necessidade de diferentes formas de prevenção durante o expediente. Ainda estão sendo seguidas as orientações dadas por órgãos de saúde e pela SAP. Segundo Sawamura, o produto foi confeccionado com base em um modelo disponibilizado online por uma empresa do ramo de bebidas. “O maior objetivo de produzir as máscaras é proteger o corpo funcional e seus familiares da Covid-19”, ressalta o servidor.

“Sabemos que muitos funcionários se deslocam de diferentes lugares para virem ao trabalho e, pensando nisso, visamos a segurança e saúde de todos ao nosso redor”, comentou França. Para Davi José Telli, Diretor Geral do CDP I de Osasco, a atitude da dupla demonstra “comprometimento e companheirismo". "É um orgulho compartilhar o local de trabalho com profissionais tão capazes e dedicados”.

Higienização

Além de serem de uso individual e intransferível, cada um é responsável pela limpeza rotineira de sua máscara. A mesma pode ser lavada com água e sabão, bem como ser desinfetada com outros produtos, como álcool.

aasassa
Topo