18/05/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Região central recebe materiais de saúde para prevenção ao Coronavírus

Diversos itens foram doados para o uso de servidores e encarcerados

O Centro Regional de Saúde tem recebido doações de insumos para a área da saúde a fim de amenizar o contágio pela Covid-19 nas unidades prisionais da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC). Recentemente, mais de 300 mil materiais foram distribuídos. A iniciativa tem o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e de instituições parceiras, que estão atuando para cumprir as determinações do Centro de Contingência do Coronavírus.

Na lista das doações estão máscaras, protetores faciais do tipo “face shield” - composto por uma tela de proteção transparente de acrílico -, óculos de proteção, álcool gel, toucas, sabonete líquido e totens, que são acionados pelos pés. Assim, a pessoa não precisará tocar o equipamento para liberação de uma porção de álcool.

Segundo o diretor do Centro Regional de Saúde, Alexandre Lazinho, a participação da SAP e das instituições parceiras têm sido de fundamental importância neste momento de pandemia. Assim, segundo ele, os insumos têm chegado para a população carcerária e aos servidores evitando que a situação se agrave.

Além do Centro Regional de Saúde, a CRC também trabalha em conjunto com o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), que distribuiu, no dia 23 de abril, 240 máscaras de algodão e do tipo N95 para os servidores que trabalham na sede. Além das máscaras, um funcionário medem a temperatura corporal dos servidores. A equipe visita as salas para passar informações sobre o uso correto das máscaras, tirar dúvidas dos funcionários e relembrar os cuidados na hora de higienizar as mãos. Compartimentos de álcool gel foram distribuídos pelos corredores da sede.

Outras doações

Os servidores e presos do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia (CPPH) receberam, no dia 27 de abril, mais de 2 mil materiais para higienização da unidade prisional, doados pelo grupo Sê-los. A equipe é formada por advogados e discute, com reeducandos, temas de preparo para a vida em liberdade por meio de encontros semanais. O CPP recebeu máscaras de pano, álcool gel, álcool líquido, recipientes para armazenar o produto e barras de sabão.