29/06/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

CDP de Guarulhos firma parceria com Coordenadoria da Juventude do Município

As aulas de graffiti serão voltadas ao mercado de trabalho

Reeducando durante aula

O Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Guarulhos firmou parceria com a Coordenadoria da Juventude do Município. O programa tem como finalidade proporcionar aos jovens privados de liberdade, um olhar crítico sobre o tema cidadania.

O projeto piloto intitulado “Graffiti é Cidadania”, tem a proposta de ensinar as técnicas do graffiti voltadas para o mercado de trabalho. A prática pedagógica aplicada na oficina irá passar por temáticas culturais de relevante valor social.

As associações da unidade prisional com a Prefeitura do Município de Guarulhos e suas secretarias busca promover atividades com a população prisional e também com o corpo funcional.

Os frutos não são direcionados apenas ao CDP, mas para outras unidades da região. Os presos do regime semiaberto da Penitenciária José Parada Neto, por exemplo, participam do "Projeto Pró Jovem", que proporciona aos reeducandos remuneração através de bolsa auxílio e cursos de qualificação profissional visando o mercado de trabalho.

Mais uma parceria, agora com a Fundação "Prof. Dr. Manuel Pedro Pimentel" (Funap), destaca assinatura de contrato referente a contratação de dois presos monitores e um bibliotecário para atuarem frente às atividades educacionais e culturais da unidade. O CDP possui atualmente turmas de alfabetização e ensino fundamental. Vale ressaltar que 12 horas de estudo geram um dia de pena remido.