Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/04/20 | Marcus Liborio - CRN

Presídios adotam ações contra o Coronavírus

Unidades prisionais e sede da Coordenadoria da Região Noroeste atuam na prevenção e enfrentamento do Coronavírus

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, as unidades prisionais e sede administrativa da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) adotaram diversas ações de enfrentamento ao novo vírus com objetivo de prevenir o contágio da doença tanto na população carcerária quanto nos servidores.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) segue as determinações do Centro de Contingência do Coronavírus e avalia permanentemente o direcionamento de práticas para o combate ao vírus, conforme medidas de higiene e distanciamento preconizadas pelos órgãos de saúde.

Ocorre, portanto, higienização diária de áreas coletivas, como galerias, portaria e setores administrativos, além de todas as viaturas oficiais. As celas e grades dos pavilhões habitacionais, por exemplo, são pulverizadas com cloro.

A entrada das unidades dispõe de caixas com espuma contendo água sanitária e cloro para higienização dos sapatos de servidores.

PONTOS DE HIGIENE

Os funcionários contam com pontos de higiene, entre eles pias com sabonetes e álcool gel. Os reeducandos que exercem atividades laborterápicas (cozinha, limpeza e manutenção) recebem máscaras e luvas para realização do trabalho. A distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também se estendeu aos servidores.

Entre as medidas de prevenção ao novo Coronavírus, está ainda o isolamento de sentenciados procedentes de outras unidades prisionais e da segurança pública.

Profissionais da saúde que atuam na Coordenadoria e nas unidades prestam um trabalho de conscientização e esclarecimento de dúvidas ao corpo funcional e também aos presos.

É realizado, ainda, um acompanhamento diário de servidores e detentos que pertencem ao grupo de risco – idosos, doentes cardíacos e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e asma).

aasassa
Topo