Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/04/20 | Caio Daniel - Coremetro

Penitenciária Feminina Sant’Ana completa 100 anos

O centenário da PFS é marcado pela beleza da arquitetura predial e pela excelência no trabalho dos servidores na reintegração das sentenciadas

Uma das instituições penais mais antigas do Estado, a Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS), subordinada à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana (Coremetro), completou, no dia 21 de abril, 100 anos de fundação. A data marca histórias de superação de mulheres presas e de dedicação de funcionários que ajudam na construção de uma sociedade mais justa e digna.

O presídio, inaugurado em 1920, foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Na época, a edificação recebeu o nome de Penitenciária de São Paulo e abrigava apenas homens. Em 2005, por conta de um decreto estadual, o nome do estabelecimento penal foi alterado para Penitenciária Feminina Sant’Ana, passando a custodiar somente mulheres.

Localizado no bairro Carandiru, na zona norte da capital, o estabelecimento tem uma estrutura predial calculada em 107.500 m² de área construída. O complexo conta com pavilhões habitacionais com cinco andares, com seis galpões de oficinas de trabalho e prédios de celas especiais, cozinha, padaria, escola, além do setor administrativo. Ao redor da unidade prisional há uma muralha com aproximadamente 1.450 metros de extensão.

Destaques

A beleza e a sofisticação da arquitetura do prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico do Município de São Paulo, em 2019, já atraíram visitas de vários personagens ilustres , como a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do apresentador Rodrigo Faro e dos artistas Tony Ramos e Cláudia Abreu, que gravaram cenas de uma novela na unidade prisional.

Outros destaques registrados foram as apresentações da Orquestra Sinfônica de Baltimore – o maior grupo filarmônico dos Estados Unidos – e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Ambas foram prestigiadas por reeducandas e servidores.

Em 2014, a PFS recebeu o Prêmio Mário Covas, que vislumbra boas práticas e iniciativas públicas de relevância, com o projeto “Seja Bem-Vindo Companheiro”. A ação é feita para receber novos servidores que passam a fazer parte do quadro funcional.

Trabalho e educação

Importantes pilares para a ressocialização de pessoas presas são o trabalho e a educação, que garantem um melhor preparo para a vida em liberdade. Aproximadamente 860 sentenciadas trabalham em 19 empresas de confecção de materiais hospitalares, chuveiros, produtos elétricos e hidrômetros. Além do pagamento de um salário, as trabalhadoras recebem remição de pena pelo ofício, ou seja, a cada três dias trabalhados, um é remido da condenação.

Paralelamente a isso, outras 260 reclusas participam de atividades educacionais como estudo formal, cursos de cabelereiro, empreendedorismo, crochê, teatro, dança, ioga, Reiki e Seicho-no-ie. A PFS também conta com voluntários que realizam ações variadas, como por exemplo oficinas de fanzines, mandalas, bonecos amigurumis, exibição de filmes e realização de grupos de poesia. A sala de leitura conta com mais de 12 mil títulos variados. Os exemplares podem ser utilizados tanto pelas sentenciadas como também pelos funcionários da unidade prisional.

De acordo com a Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Ana Paula Sant’Ana, é gratificante observar o avanço das reeducandas que buscam um novo futuro por meio das atividades oferecidas na penitenciária. “Ao atravessar todos os dias a alameda de antigas árvores da PFS, me pego meditando sobre a importância do trabalho que desempenhamos, sobretudo na meta de reintegrar essas mulheres ao mundo do lado de fora”, comenta.

Já para o diretor-geral da PFS, Maurício Guarnieri, que está à frente da unidade prisional há 13 anos, o que chama a sua atenção é o profissionalismo que as ASPs e os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) desempenham em suas funções. “Nossos servidores trabalham sempre com nobreza e dignidade. São profissionais que executam o trabalho com maestria”, finaliza o diretor.

Saiba mais:

Confira no link abaixo a apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paula às reeducandas da PFS: https://www.youtube.com/watch?v=DT5UNxXkdgs

aasassa
Topo