Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/04/20 | Mariana Amud – Coremetro

Solidariedade em forma de proteção

Servidoras têm confeccionado máscaras durante pandemia de Coronavírus

Sejam elas de papel, pano, coloridas ou brancas, as máscaras de proteção já integram o vestuário de quem faz parte do grupo essencial de trabalho durante o período de isolamento social em razão do Coronavírus. Na Penitenciária “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha, subordinada à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), servidoras atuam como voluntárias na produção de máscaras.

A ideia veio a partir de uma matéria vista na televisão. A funcionária Michelle Yukie lembrou que tinha tecidos guardados e contou com um trabalho conjunto com a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da penitenciária, Karinny Paklandd.

A dupla se divide: uma delas corta os tecidos nos moldes para fazer as máscaras, enquanto a outra faz a costura. As peças são para uso dos próprios servidores da unidade prisional e, em poucos dias, já foram confeccionados cerca de 50 acessórios. A intenção é continuar a produção.

Trabalho manual

Michelle falou sobre a importância do acessório no momento atual. “Dá a sensação de que precisamos abrir os olhos e pensar no próximo. É dessa forma que iremos mudar o mundo”, comenta a servidora. A produção das máscaras, neste momento, se transforma em uma demonstração de carinho e preocupação com o próximo.

Para continuar a prudução das máscaras e atender o maior número possível de servidores, os mesmos se uniram para a compra de mais tecidos e elásticos. Mesmo com o comércio fechado, as voluntárias têm buscado adquirir os materiais necessários.

Recomendações de uso

O uso das máscaras tem sido indicado por se tratar de uma barreira física de proteção que, aliada a outras medidas como a higienização constante das mãos e o isolamento social, tende a diminuir a propagação do Covid-19.

Quando feitas de pano, como as produzidas pelas servidoras Michelle e Karinny, são individuais e o próprio dono do acessório deve fazer a sua higienização. Mesmo com o uso da proteção facial, é necessário manter os cuidados com a limpeza das mãos e de objetos frequentemente usados.

aasassa
Topo