Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/04/20 | Mariana Amud – Coremetro

Reeducandos recebem kits de higiene doados por instituição religiosa

Ação teve como objetivo aumentar os cuidados pessoais dos apenados em tempos de Coronavírus

Desde o início de abril, os reeducandos dos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), têm recebido produtos de higiene doados pela Universal dos Presídios (UNP).

O ato também ajudará na questão atual de saúde, de grande propagação do novo Coronavírus, e visa ainda a prevenção da população carcerária paulista. Na Coremetro, até o dia 7 de abril, foram realizadas distribuições de kits de higiene em 23 unidades prisionais.

Conforme as orientações médicas amplamente divulgadas, a lavagem constante das mãos é uma importante maneira de se evitar o contágio pelo COVID-19. Ao todo, foram 28.283 kits de higiene doados para as unidades da Coremetro, contendo rolos de papel higiênico, sabonetes, barbeadores, escovas de dentes e cremes dentais.

Como medida preventiva, as unidades prisionais estão realizando uma espécie de 'mini quarentena' em relação aos kits recebidos, ou seja, assim que os produtos chegam na unidade prisional são higienizados e armazenados em local adequado por três dias. Só após esse período que são entregues aos reeducandos.

Orientações

Além das doações, os reclusos recebem informações sobre o Coronavírus a partir de palestras ministradas por profissionais de saúde e pela distribuição de panfletos com instruções para uma lavagem adequada das mãos. Nos informativos impressos também constam detalhes sobre as formas mais comuns de contágio da doença e seus sintomas.

Além do cuidado pessoal, as unidades prisionais têm realizado a limpeza física com solução de água e água sanitária das carceragens, setores onde há grande circulação de pessoas e de carros oficiais. Aos reeducandos são fornecidos desinfetantes a fim de manter os espaços de convívio higienizados.

aasassa
Topo