Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/04/20 | Kelma Jucá - Corevali

Jornada da Penitenciária I de São Vicente destaca a importância da cidadania

Palestras fizeram os presos refletirem sobre o que é viver em sociedade e quais as são as suas perspectivas

Uma roda de conversa sobre o tema cidadania marcou a última edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária I “Dr. Geraldo de Andrade Vieira” de São Vicente, realizada no dia 11 de março. A ação, que contemplou outras atividades, é desenvolvida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que oferece aos detentos os alicerces para seus planos de vida após a liberdade. O evento é organizado com o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Palestras

Em círculo, quase 20 reeducandos puderam refletir – para alguns de forma inédita – o que é ser cidadão e as implicações civis e políticas que envolvem a palavra. Para o debate, o psicólogo da unidade, José Ricardo Portela, conversou didaticamente sobre o significado de cidadania e a sua importância, além dos direitos e deveres de um cidadão. “Atividades como essa são fundamentais, pois muitos de nós desconhecem esses princípios básicos. A penitenciária nos faz refletir como é viver lá fora”, conta o reeducando Ricardo, de 38 anos.

A Jornada ainda contou com uma palestra com um representante da CAEF (Centro de Apoio ao Egresso e Família), Julio Floriano, que ajudou a elucidar as principais dúvidas sobre serviços essenciais do órgão. “Nós vemos as possibilidades e as dificuldades de quem nos procura. Podemos pensar em formas para gerar renda, como o empreendedorismo, de acordo com o histórico de profissão do egresso”, exemplificou Floriano.

Para o sentenciado Eric, de 31 anos, a palestra ajudou a tirar dúvidas e a entender as oportunidades que ele espera quando ganhar liberdade. “Após terminar o Ensino Médio aqui, quero poder cursar uma faculdade lá fora”, sonha.

Números

- Foram regularizados 70 documentos de reeducandos, entre CPFs, RGs, Carteiras de Trabalho e Certidões de Nascimento e Casamento.
- Também houve ações na área de saúde, como orientações e testes rápidos de tuberculose, DST e HIV. Ao todo, 160 presos passaram pelos exames.
- A participação em palestras chegou a 69, incluindo palestras motivacionais e uma oficina temática sobre padaria.

aasassa
Topo