16/04/20 | Eliane Borges - Croeste

Março Lilás: mulheres do sistema prisional recebem homenagens e orientações

Servidoras de unidades da Coordenadoria da Região Oeste participaram de confraternizações. Reeducandas receberam atendimentos de saúde

Como um marco histórico que promove uma reflexão sobre conquistas de direitos ao longo do tempo, o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, não passou despercebido nas unidades prisionais da Coordenadoria da Região Oeste. Diversas atividades foram desenvolvidas durante o mês, que também é conhecido como Março Lilás e que visa prevenir e combater o câncer de colo de útero.

Na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, por exemplo, foi promovida uma campanha de conscientização sobre prevenção ao câncer de colo de útero para as reeducandas. Diante disso, a unidade realizou exames de Papanicolau e deu orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A ação contou com a participação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da Unifadra, entidade de ensino de Dracena, além de médicos ginecologistas do presídio. Além disso, os profissionais da saúde aproveitaram o momento para orientar sobre a prevenção ao COVID-19.

As servidoras da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, por sua vez, tiveram uma semana, de 9 a 12 de março, com atividades sobre o tema “Mulher guerreira por natureza e profissional por competência”, incluindo almoço especial, entrega de mimos e um café da tarde ecumênico com oração e que foi ofertado pela Igreja Universal do Reino de Deus. Além disso, foram homenageadas as Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) Denise Janini Charantola e Vanessa rodrigues Viana Craveiro por auxiliarem reeducandas em trabalho de parto durante trajeto para atendimento médico externo.

UNIDADES MASCULINAS

As penitenciárias de Assis, “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia II e de Caiuá exibiram vídeos sobre a data. Nesta última, o material continha registros de mulheres da própria unidade, o que gerou emoção e falas de gratidão. Nas duas primeiras unidades, o diretor geral exaltou a importância de todas as mulheres e agradeceu cada uma delas. Agradecimento semelhante ocorreu na Penitenciária de Marabá Paulista, no Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba e na Penitenciária de Valparaíso sendo que, nesta última, também foi apresentado um trabalho em Power Point com mensagens e fotos das servidoras. Na Penitenciária de Pracinha, servidoras realizaram alongamento e na de Florínea, elas aprenderam a fazer o autoexame da mama.

Demonstrações de como se maquiar, com aula prática, ocorreram nas Penitenciárias de Pacaembu e Tupi Paulista Masculino e nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Pacaembu I e II. Na Penitenciária de Paraguaçú Paulista, a enfermeira Juliana Bergamini Martins Duarte falou sobre a prevenção do colo de útero. A servidora Andreia Aparecida Angelo Ribeiro comentou sobre a origem histórica do dia 8 de março. Já no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) DE Valparaíso, uma psicóloga reuniu mulheres e realizou uma dinâmica de grupo sobre o tema. As Penitenciárias de Junqueirópolis e Lucélia, assim como a Croeste, também entregaram lembranças para as mulheres.