14/04/20 | Fernanda Nagliati - CRC

CR de Limeira inaugura primeira biblioteca infantil

Durante a visitação, famílias podem permanecer no local com as crianças

Para proporcionar um espaço lúdico aos filhos de detentos da unidade prisional em dias de visita, o Centro de Ressocialização (CR) de Limeira inaugurou, dia 8 de março, a primeira biblioteca infantil da unidade. No local, as crianças serão acolhidas enquanto seus familiares aguardam o procedimento de revista.

O projeto é uma iniciativa da direção do CR em parceria com professores da rede pública estadual e tem como propósito amenizar o ambiente prisional para as crianças, a fim de criar lembranças agradáveis do local.

O espaço foi montado com o trabalho dos reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto utilizando pallets para a confecção de bancos e prateleiras. Além disso, os livros, brinquedos e materiais didáticos, como lápis de cor, giz de cera, guache, pincéis e desenhos para colorir, foram doações dos professores.

Segundo José Paulo da Silva, à época diretor da unidade prisional, o espaço é um local onde as crianças terão oportunidade de crescimento, por meio da educação. "A leitura é um elemento de progresso e transformação que auxilia as crianças a tornarem-se verdadeiros cidadãos, em um futuro próximo”, comenta.

Brinquedoteca Formiguinha

Em 2019, o Centro de Detenção Provisória (CDP) Marcos Antônio Bezerra, de Jundiaí, inaugurou a brinquedoteca Formiguinha, destinada aos filhos de detentos da unidade.

O projeto é uma iniciativa da direção do CDP em parceria com a Pastoral Carcerária da Diocese de Jundiaí, Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e a Igreja Nazareno e ainda com o auxílio de estudantes do curso de Pedagogia e mestrandos da Faculdade Anhanguera do município.

A brinquedoteca atende, em média, 80 crianças durante oito horas de visita aos finais de semana, com a presença dos monitores voluntários, que são responsáveis pelas brincadeiras, pinturas e narração de histórias.