13/04/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Servidores da Penitenciária de Piracicaba aprendem técnicas de defesa pessoal

Objetivo dos participantes foi aprimorar os conhecimentos para se defender em situações de risco

Servidores da Penitenciária Masculina de Piracicaba participaram, em março, de uma palestra e aulas práticas de defesa pessoal. As orientações ocorreram na unidade prisional e foram ministradas pelo agente da Polícia Federal Dennis Ricardi Magalhães. Ele também é instrutor da Kalah, uma vertente do Krav Magá, utilizada em situações de violência do mundo real. Vinte e três funcionários assistiram as demonstrações de defesa pessoal.

Magalhães explicou que a Kalah é baseada na simplicidade e eficiência, sem mestre, faixas ou graduações. Tem como único objetivo preparar seus praticantes para um possível aumento da violência nas ruas, especialmente para os agentes da lei, que ficam mais expostos no exercício da profissão ou em horários de folga.

A gestão da unidade prisional abriu as portas para as técnicas para que seus servidores possam usar quando necessário, seja no trabalho ou em qualquer situação de risco, uma vez que essa modalidade vem sendo bastante difundida, principalmente no âmbito das forças de segurança.

Os participantes trocaram experiências sobre diversas situações que podem ocorrer no ambiente prisional, além de praticarem as técnicas de defesa pessoal.

Defesa Pessoal

As técnicas de defesa pessoal são originárias das artes marciais, adaptadas para pessoas comuns, com a finalidade de que as mesmas se defendam quando estiverem em situação de perigo. São, ainda, um conjunto de vários métodos que tem o objetivo de neutralizar um ataque pessoal.

Na defesa pessoal é possível utilizar técnicas simples e evitar os movimentos mais complexos. Bloqueios, retenções e alavancas para dominar o adversário de maneira rápida são os mais utilizados. O objetivo é evitar riscos e deixar em segundo plano as diferenças físicas.

A defesa também pode ser com armas próprias, como facas, armas de fogo ou qualquer objeto que esteja acessível no momento do conflito. O caráter principal da defesa pessoal é evitar o uso da força. Já no âmbito militar utilizam-se técnicas com maior poder ofensivo e letal, valendo-se também de armas. Algumas artes, como Systema – originária da Rússia – e do Krav Magá – de Israel -, são de origem militar, mas estão sendo usadas também, por civis.