Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/04/20 | Mariana Amud – Coremetro

Reeducandos do CDP Belém I recebem atendimento religioso por vídeos

Diante da pandemia do novo Coronavírus, o corpo técnico funcional da unidade reinventou a forma de assistência religiosa

Tempos de crise costumam exigir medidas inovadoras para lidar com as situações do dia a dia. Com a intenção de cumprir a legislação e garantir assistência religiosa aos presos, o corpo técnico do Centro de Detenção Provisória (CDP) Chácara Belém I está usando a tecnologia remota para transmitir mensagens de líderes religiosos. O estabelecimento penal é administrado pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O contato com os reeducandos está diferente, mas tem se mantido presente na unidade. Por conta da pandemia de Coronavírus e das recomendações de saúde para que se mantenha o isolamento social, líderes religiosos não estão fazendo seus atendimentos presenciais. A saída encontrada pelo CDP Belém I foi de transmitir vídeos gravados por eles para quem cumpre pena em regime semiaberto na unidade.

Amparo e atenção

Em média, 350 reeducandos estão sendo atendidos pelas gravações transmitidas na Ala de Progressão Penitenciária do CDP. Até o momento, aderiram ao novo meio de contato com os reclusos o Grupo Espírita AME e a Casa do Perdão do Pai Armando. A unidade prisional segue em contato com outras instituições que queiram retransmitir suas mensagens por vídeo.

Para o supervisor do CDP Belém I, Lucas Roberto, a iniciativa, além de garantir um direito humano e legal dos reeducandos, é uma forma de manifestar acolhimento, além de abrir um espaço para que expressem a fé. Neste projeto, a unidade prisional é responsável pela parte técnica de projetar os vídeos e conta com o apoio das entidades religiosas para que enviem o material.

aasassa
Topo