27/06/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

CDP de Itapecerica da Serra inicia atividades laborais

Os 12 reeducandos produzirão sacolas de papel

Reeducandos montando as sacolas de papel

No último mês de maio, 12 reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, através da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), iniciaram as atividades laborais de montagem manual de sacolas de papel.

O projeto “Retomando o Caminho”, a busca da autoestima e da reinserção social através do labor, teve início em novembro de 2011, após serem firmadas parcerias com a iniciativa privada. O objetivo inicial pretendia identificar atividades laborais, que poderiam ser implantadas aos detentos do CDP, devido à ausência de área específica destinada ao trabalho.

Desta forma, identificou-se como opção de trabalho a montagem de sacolas de papel, uma vez que não necessita utilização de maquinário, ferramentas ou outros materiais que possam dificultar a produção.

Detentos montando as sacolas

Como critério de escolha dos detentos que deveriam começar no programa, foi levado em consideração o número de filhos e o fator de seus familiares não usufruírem de qualquer tipo de benefício. Contudo, a intenção é que todos os presos habitantes do “raio de trabalho” – aproximadamente 130 - possam executar trabalhos diversos em parceria com empresas privadas.


O programa tem a intenção de auxiliar na renda familiar desses presos, demonstrando que com o trabalho, eles poderão sustentar seus familiares e proporcionar condições que os levem a não reincidir em novos delitos. A oportunidade ainda possibilita que tais trabalhos continuem a ser realizado em âmbito familiar, quando egresso, devido ao aprendizado muitas vezes de uma nova profissão.

A carga horária de trabalho é de oito horas diárias com remuneração a partir da produtividade. Vale ressaltar que três dias trabalhados geram um dia remido.