01/04/20 | Eliane Borges - Croeste

CDP de Caiuá recebe visita do COE

Comandante da tropa da PM elogiou a segurança da unidade, o treinamento da CIR e a estrutura do canil

Policiais do Comandos e Operações Especiais (COE) do 4º Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo visitaram, dia 9 de março, o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Tácio Aparecido de Santana” de Caiuá. O encontro proporcionou a troca de experiências entre servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e PMs.

O objetivo principal dos visitantes foi conhecer a edificação do estabelecimento penal para verificar a área de segurança, com ênfase na automação e mecanização do prédio. Eles também conheceram a estrutura do canil, mas estavam focados em acompanhar o treinamento da Célula de Intervenção Rápida (CIR), que demonstrou aos policias militares diversas situações possíveis de ocorrer no ambiente prisional.

SALDO POSITIVO

“A CIR demonstra um alto grau de profissionalismo, adestramento e treinamento. Vale destacar a estrutura do canil do CDP de Caiuá e o grande conhecimento técnico dos operacionais que atuam com o adestramento dos cães, animais primordiais para o resguardo da tropa. Sem esquecer da segurança da unidade, com automação das celas e mecanização das “gaiolas”, tecnologias que diminuem o contato entre detentos e profissionais, como os da saúde e Agentes de Segurança Penitenciária", disse o comandante da 2ª Companhia do COE, Capitão Cintra, como é conhecido. "Nunca vi nada semelhante. Agradeço ao Secretário da SAP, Coronel Nivaldo Cesar Restivo e ao Coordenador de Unidades Prisionais da Região Oeste, Roberto Medina, pela experiência ímpar proporcionada à nossa equipe”, agradeceu o oficial.

ANFITRIÕES

Para o diretor da unidade prisional, Rodrigo Santos Andrade, a visita da tropa de elite da PM agregou valores: “Foi um intercâmbio de conhecimentos muito proveitoso. Trata-se de uma tropa que é referência nacional em operações de alto risco, em áreas urbanas e rurais. Equipe de resposta rápida e de múltiplo emprego, tanto para solucionar crises em andamento, como para executar ações específicas de prevenção e de combate ao crime. Para nós, é uma honra recebê-los, além de motivar nossos operacionais”, enfatizou.

“A visita foi e será de grande valia para os operacionais da nossa equipe, uma vez que a troca de aprendizado e experiência é fundamental para as forças de segurança pública, ainda mais se tratando de uma das tropas de maior respeito entre as instituições”, complementou o comandante da CIR e Diretor de Divisão do Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária do CDP de Caiuá, Rafael Feitoza Message.