Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/04/20 | Pierre Cruz – Corevali

Presos de Potim passam por exames de saúde durante Jornada

Durante a 5ª edição do evento, os reeducandos também participaram de atividades de cidadania e receberam atendimento jurídico de advogados da Defensoria Pública

A Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima”, a P1 de Potim, uniu forças com entidades parceiras para prestar mais de 1,4 mil atendimentos de saúde aos sentenciados durante a 5ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade na unidade prisional, celebrada no dia 19 de fevereiro. O mutirão de serviços contemplou também as áreas da justiça e da cidadania, somando mais de 2.083 atendimentos prestados aos detentos.

O reeducando William, de 31 anos, aproveitou a ocasião para ser examinado por um médico oftalmologista convidado para o evento. Há menos de uma semana, o interno relatou que tem sentido a visão embaçada, além de tontura ao forçar a vista. “É bom saber que tem gente fazendo algo por nós”, afirma o sentenciado. Paulo, preso de 26 anos, também aproveitou a ocasião para ser atendido. “Nunca passei por uma consulta para examinar os olhos. Agora preciso me cuidar”, conta.

Durante a semana em que a Jornada aconteceu, os serviços médicos da penitenciária foram potencializados. A unidade recebeu o apoio de enfermeiros do Centro de Detenção “Dr. Felix Nobre de Campos”, o CDP de Taubaté, da Penitenciária “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra”, a P1 de Tremembé, e também da Unidade Básica de Saúde de Potim. Os profissionais realizaram testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mediram a pressão arterial e aplicaram exames de hepatite B e C nos internos.

“Essa semana é um exemplo dos serviços que nós prestamos durante todo o ano”, afirma o diretor-geral da unidade, Gustavo Testa Fernandes, durante a cerimônia de abertura da Jornada. Fernandes destaca também as ações realizadas em outras áreas. “Temos muitos detentos prestes a progredir para o regime semiaberto, com o apoio da Defensoria, e o futuro desses sentenciados depende do comportamento deles mesmos”, reflete. “O evento é uma oportunidade para se preparar para a vida em liberdade”, completa.

O diretor se refere à parceria do presídio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que organiza mutirões mensais para verificar a situação processual dos internos e dar encaminhamento a benefícios. “A unidade apresentou essa preocupação com a população carcerária e hoje temos casos de presos que, por exemplo, conseguiram diminuir a pena de 19 para 11 anos, a partir da análise de seu processo”, ilustra o defensor público Ruy Freire Ribeiro Neto. Somente na Jornada, foram prestados 40 atendimentos jurídicos aos reeducandos.

aasassa
Topo