01/04/20 | Marcus Liborio - CRN

Detentas têm curso de pintura em tela na Penitenciária Feminina de Pirajuí

Atividade cultural é realizada na unidade em parceria com a prefeitura do município. Presas já pintaram dez telas

A Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí tem oferecido curso de pintura em telas para as reeducandas. Trata-se de uma parceria que a unidade prisional firmou com a Secretaria Municipal de Cultura para que uma professora de artes ministre as aulas no próprio presídio - que, no momento, estão suspensas por conta das medidas de prevenção ao novo coronavírus. A primeira turma reuniu seis presas. Elas já produziram dez telas.

O projeto surgiu com a ideia de montar uma exposição cultural para ser apresentada durante a Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O evento, realizado em fevereiro deste ano, na Penitenciária, ocorre anualmente em presídios de todo o Estado de São Paulo com objetivo de oferecer um conjunto de serviços para auxiliar os detentos na retomada da vida em liberdade.

A iniciativa deu tão certo que a direção da unidade decidiu abrir o curso. As aulas são ministradas pela professora de artes da prefeitura, Selma Cristina Grandi. As telas são disponibilizadas pelo próprio presídio, enquanto que as tintas e pincéis pelo município.

“O curso de pintura em tela tem como objetivo a ocupação e a formação das reeducandas envolvidas no projeto, visto que um dos pilares principais para a ressocialização é a educação", destaca a diretora da Penitenciária, Graziella Fernanda Rodrigues Costa.

‘MELHOR TERAPIA’

A reeducanda Deise Fernanda Bertolo participa da primeira turma do curso de pintura em tela. Ela conta que descobriu a paixão pela arte dentro da unidade prisional. “Para mim, pintar é a melhor terapia que existe no mundo. Poder expressar meus sentimentos com pincéis e tintas é maravilhoso. Quero continuar com a pintura quando ganhar a liberdade”, projeta.