30/03/20 | Fernanda Nagliati e Amanda de Oliveira – CRC

Parcerias entre unidades prisionais da região central e prefeituras têm alcançado bons resultados

Reeducandos realizam atividades em Itirapina e Mococa

Quarenta reeducandos da Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio” de Itirapina II trabalharam na produção de comida para a 47ª Festa do Milho, realizada nos dias 7 e 8 de março naquela cidade. O evento acontece anualmente e também conta com a participação dos moradores da cidade.

A Festa é organizada pela Paróquia Santo Antônio de Pádua e teve reforço de 250 voluntários para organizar o evento e para descascar e cozinhar o milho para a preparação dos pratos típicos como pamonha, sopa, bolo, suco e cural.

Segundo os organizadores do evento, cerca de 10 mil pessoas passaram pela festa no final de semana. Toda a renda arrecadada é revertida em prol das obras assistenciais mantidas pela paróquia.

De acordo com o diretor da unidade, Clemar Pinto Cabral, “trabalhar em eventos sociais promove a ressocialização gradual dos reeducandos, criando condições para seu retorno ao convívio social”.

Parcerias que estão dando certo

Nas festas de final de ano de 2019, encarcerados da penitenciária “Dr. Antônio de Queiroz Filho” de Itirapina I criaram um cenário encantador na praça central com 39 mil garrafas PET. Árvores de natal, casinhas, pisca-piscas, letreiros, presentes, o bom velhinho e um lindo presépio foram vistos por quem saiu de casa para contemplar a magia dessa época religiosa e familiar.

A arrecadação do material aconteceu em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e do Serviço Social da Indústria (SESI) de Rio Claro, no Projeto Natal Luz.

A ação promoveu uma conscientização coletiva sobre o meio ambiente e sustentabilidade, além disso, preparou os sentenciados, ensinando-os a desenvolver técnicas manuais e artesanais que poderão auxiliá-los no aumento da renda familiar quando estiverem em liberdade - um passo no processo da ressocialização.

Além da cidade de Itirapina, outras parcerias com prefeituras estão dando certo, como é o caso do Centro de Ressocialização (CR) de Mococa, que atua no combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zica vírus e febre amarela urbana. Em parceria com a prefeitura, foram mobilizados reeducandos no mutirão de limpeza no dia 14 de março. Em fevereiro deste ano, o município já havia contabilizado mais de 1,3 mil casos de dengue. Até o momento, não há registro de dengue entre a população carcerária da unidade.