30/03/20 | Fernanda Nagliati - CRC

Reeducandos do CDP de Limeira participam de curso profissionalizante

Curso de cabeleireiro é uma parceria entre a unidade prisional e a prefeitura da cidade

O ano começou a todo vapor para 16 reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira. No dia 21 de janeiro, eles iniciaram um curso profissionalizante de corte de cabelo, uma parceria entre a unidade prisional e a prefeitura, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

O curso, dividido em 10 aulas, ocorreu às terças-feiras dentro da unidade prisional e foi ministrado pela cabeleireira Verônica Aparecida Torres, do Ceprosom, para os reeducandos que já realizam cortes de cabelo nos pavilhões habitacionais.

O diretor da unidade prisional, Heber Anaor Janei, disse que a meta é qualificar os reeducandos. “Queremos apresentar novas possibilidades de qualificação, para que, após o cumprimento da pena, eles tenham alguma forma de sustento diminuindo as chances de reincidência, consequentemente”, esclareceu.

Os cursos

Desde 2018, 80 reeducandos já se formaram em cursos profissionalizantes, como corte de cabelo, manipulação e higienização de alimentos e padaria artesanal, com o apoio do Ceprosom. Este ano, já estão sendo programados e oferecidos aos reeducandos novas capacitações para prepará-los para o mercado de trabalho após o cumprimento da pena.