25/06/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Presos trabalham na manutenção e conservação de ferrovia

Secretaria dos Transportes prevê a contratação de 30 detentos do CPP de Tremembé

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Os trabalhos tiveram início com a participação de 15 reeducandos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) celebra mais uma parceria de sucesso no âmbito profissional, afinal serão mais 30 presos com emprego garantido.

Na verdade, a Secretaria, através da Funap – Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” - tem por missão contribuir para a inclusão social de presos e internados através da educação, formação profissional, trabalho e apoio às famílias dos presos, por isso, toda vez que um contrato de trabalho é assinado, existe a comemoração por mais uma meta alcançada.

Dessa vez, são reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Tremembé que iniciaram, em 18/06, trabalhos de manutenção e conservação da ferrovia que liga os municípios de Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão. O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, através da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), e a SAP, através da Funap, e pretende dar oportunidade de trabalho a detentos inseridos no regime semiaberto.

A princípio, 15 sentenciados foram contratados pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, através da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), para atuar na limpeza e capina dos mais de 40 km de trilhos e na conservação das estações da ferrovia. A previsão é de que outros 15 façam parte do projeto. Entre os selecionados estão pedreiros, pintores, serralheiros e soldadores.

“Por se tratar de um projeto inédito, formalizado com uma Secretaria de Estado, estamos ainda mais empenhados em conquistar o sucesso nessa empreitada, que certamente ampliará as oportunidades de trabalho para a mão de obra carcerária do regime semiaberto, futuros egressos do sistema prisional paulista”, comenta o diretor do CPP, Silvio Ferreira de Camargo Leite.