Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/03/20 | Arnaldo Martins - Coordenadoria de Saúde

Treinamento aprimora o controle da tuberculose em unidades prisionais

A Coordenadoria de Saúde da SAP realizou, nos dias 7 e 12 de fevereiro, em parceria com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde e com a Escola de Administração Penitenciária (EAP), a capacitação das Equipes de Saúde das Unidades Prisionais para a utilização do sistema TBWEB de Notificação e Acompanhamento dos Casos de Tuberculose no Estado de São Paulo.

No sistema TBWEB, da Secretaria da Saúde, os casos da doença são cadastrados em tempo real por servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Os dados são registrados e consultados via internet durante todo o tratamento. O sistema conserva um registro por paciente, preserva todo seu histórico de procedimentos e, para cada doente, são abertos um ou mais tratamentos, sendo que para cada um deles são registrados todos os acompanhamentos.

Uma das doenças mais antigas da humanidade, a tuberculose é contagiosa e atinge, hoje, 25% da população mundial: aproximadamente 2 bilhões de pessoas que estão infectadas com o “bacilo de Koch” no mundo. Para a prevenção da doença, é indispensável que sejam identificados rapidamente os pacientes a fim de que sejam tratados sem demora, reduzindo, assim, a possibilidade de transmissão para outras pessoas.

O Sistema TBWEB foi desenvolvido para solucionar uma antiga necessidade de prover o Estado de um banco de dados centralizado dos casos de tuberculose, permitindo o acompanhamento efetivo dos tratamentos e eliminando quase que completamente as duplicidades de cadastro.

O “Programa de Controle de Tuberculose” é uma das divisões que compõem o CVE e também é responsável pela coordenação das atividades de controle da doença no Estado, tais como: monitoramento e avaliação dos indicadores epidemiológicos e operacionais gerados pelo TBWEB, previsão de medicamentos e outros insumos, treinamentos e assessoria aos municípios e à Secretaria da Administração Penitenciária.

A Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário é o órgão responsável pelos serviços ambulatoriais que atendem a população prisional no nível da atenção básica, atuando na promoção, prevenção, assistência e vigilância à saúde, com a observância das prioridades definidas na Política Estadual de Atenção Básica. O “Programa de Controle da Tuberculose” também é parceiro constante no combate à enfermidade no sistema prisional.

aasassa
Topo