17/03/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Diretor do CDP de Capela do Alto recebe título de cidadão do município

Unidade prisional foi inaugurada há 7 anos e contribui com ações sociais na região

A noite de 6 de fevereiro foi atípica para o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto. Natural de Itapetininga e morador da cidade há sete anos, Rosemiro de Jesus Proença, de 40 anos, foi reconhecido pela Câmara dos Vereadores como cidadão municipal por envolver o CDP em atividades que contribuem para o desenvolvimento social do município.

Proença faz parte da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) há quase 19 anos. Em todo esse tempo, tem acumulado experiência como supervisor e diretor substituto nas penitenciárias de Guareí. No CDP, está como diretor desde 2013, ano em que a unidade foi inaugurada. Por isso, ele reside em Capela do Alto.

A homenagem foi idealizada pela presidente da Câmara, Simone de Arruda, que reconheceu os bons préstimos dos servidores da unidade prisional. Dentre as atividades desenvolvidas estão a participação em ações solidárias, por meio do projeto Esperançar, que oferece auxílio para instituições, entre elas a APAE, Vicentinos e a comunidade da periferia.

Proença mencionou, em seu discurso, na noite da solenidade, que se sentia honrado em ser reconhecido como cidadão de Capela. Ele disse ainda que o mérito é de um trabalho em conjunto da SAP, da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) e dos seus colegas de trabalho, que o ajudam a desenvolver ações altruístas com o compromisso social voltado aos menos favorecidos.

Proença disse ainda que foi uma das maiores emoções que ele sentiu.

“Senti uma felicidade indescritível e serei eternamente grato à SAP por me dar a oportunidade de estar como gestor de um ambiente penal que pertence a um município que carregarei pela eternidade em meu coração”, encerra.

Para prestigiar a solenidade estiveram presentes amigos e familiares do diretor, servidores do CDP, entidades parceiras e autoridades do município.

Projeto Esperançar

O Projeto Esperançar foi criado em 2018 pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) com a finalidade de arrecadar alimentos dos servidores a fim de doar para instituições filantrópicas da região. A ideia partiu de uma reunião entre os cipeiros e o diretor da unidade, logo após a equipe fazer uma doação para a Associação Beneficente aos Portadores de Câncer, em Itapetininga. As arrecadações acontecem mensalmente e são distribuídas nas cidades de Itapetininga e Capela do Alto, por meio de lotes e indicações dos próprios doadores. O projeto atende mais de dez entidades. Além dos alimentos mensais, a equipe se reúne em datas especiais como Páscoa, Dia das Crianças e também no inverno para distribuição de chocolates, brinquedos e cobertores.