Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/03/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Moradores de Sorocaba prestigiam evento do GIR e de cães da P1 de Sorocaba

Na oportunidade, servidores do GIR/CIR também se reuniram na penitenciária para aperfeiçoar o atendimento pré-hospitalar

A Praça Coronel Fernandes Prestes, em Sorocaba, estava lotada de curiosos na manhã do dia 15 de fevereiro. Moradores da cidade foram prestigiar uma programação diferenciada: foi o primeiro K9 (Ka-nine), realizado no município, com a participação dos canis da Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro - Sorocaba I, do Comando de Policiamento do Interior (CPI/7), da Polícia Civil e da Guarda Marinha do Brasil (Aramar).

O K9, nome de unidades caninas das forças policiais pelo mundo, foi realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) do município e teve reforço da GCM de Tietê e São Roque, além do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O objetivo foi mostrar aos munícipes a atuação de cães operacionais de polícia contra a criminalidade, adestramento e mostrar a importância desses animais adestrados nas atividades sociais. Os moradores da cidade acompanharam atentos as simulações feitas. Na ocasião, houve demonstrações das habilidades dos cães policiais, ações táticas, guarda e proteção, show dog e faro.

Canil

O canil da P1 foi criado em 2006. O local possui oito boxes individuais para cães, sendo equipados com enfermaria, administração, banho e tosa, espaços para guardar os equipamentos de adestramentos e também para quarentena.

No âmbito das unidades prisionais da SAP, as atribuições e competências são especificadas pela Resolução SAP-224, de 15 de setembro de 2008, estabelecendo princípios e normas para a utilização de cães com o objetivo de auxiliar em atividades de vigilância preventiva das dependências internas e externas dos estabelecimentos penais.

Atualmente, há quatro cães no ambiente, sendo três da raça Belga Malinois e um Pastor Alemão, devidamente regularizados e treinados por agentes de segurança penitenciária para atividades de contenção, guarda, proteção e faro. Além disso, os animais participam das operações do GIR que são realizadas em diversas unidades prisionais da região.

GIR

Antes, integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e da Célula de Intervenção Rápida (CIR) se reuniram na P1 de Sorocaba, na quinta-feira, dia 6 de fevereiro, para aperfeiçoar as técnicas operacionais com ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tático nos ambientes hostis e promover a interação e integração entre os participantes.

Os 41 envolvidos trabalham em unidades prisionais de Sorocaba, Guareí II, Mairinque e Capela do Alto. Os treinamentos ocorrem por meio da Escola da Administração Penitenciária (EAP) e as aulas foram ministradas por Getúlio Álvaro Bonifácio, do GIR, e Luís Carlos Marques, do CIR.

Foram oito horas de treinamento envolvendo aulas teóricas e práticas com o intuito de preparar os participantes para prestar primeiros socorros aos colegas, presidiários ou terceiros, possibilitando, assim, o aumento das chances de sobrevivência ou redução de sequelas.

Esse é o terceiro treinamento com foco em atendimento pré-hospitalar. O primeiro aconteceu em Itapetininga, em novembro de 2019, com 29 participantes. Já o segundo foi na Penitenciária de Casa Branca, em janeiro deste ano, com 39 agentes operacionais. A CRC e a EAP pretendem realizar, neste mês, um treinamento de APH, na região de Campinas.

aasassa
Topo