Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/03/20 | Caio Daniel – Coremetro

Reeducandas produzem fanzines em homenagem ao Dia da Mulher

Projeto promovido pela OAB visa estimular a imaginação por meio da arte

Uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está ofertando oficinas de fanzine para sentenciadas da Penitenciária Feminina de Sant’Ana, estabelecimento penal subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

O projeto, que ocorre uma vez por semana, é realizado por um grupo de voluntárias com o intuito de estimular a imaginação a partir da criação de minirrevistas, feitas com colagens, desenhos, textos e poesias. De acordo com a professora Lumena Furtado, o objetivo também é promover entre as participantes a busca pelo conhecimento, o desenvolvimento pessoal, a solidariedade e a cidadania.

O tema escolhido pelas artistas para homenagear a mulher no seu dia, 8 de março, foi a valorização da figura feminina na sociedade. As produções estampavam imagens de mulheres que conquistaram espaços no mercado de trabalho e em ambientes acadêmicos. “Essa foi a nossa forma de valorizar as mulheres e dizer que elas são verdadeiras guerreiras. Muitas dão conta da família, como esposas e mães e, ainda, são bem-sucedidas no trabalho”, expressa umas das presas.

Para outra integrante do grupo, criar fanzines ajuda a melhorar a desenvoltura e a refletir sobre importantes assuntos para a construção de uma sociedade mais justa, com direitos iguais para todos. “Nós, mulheres, podemos ser o que quisermos: empresárias, donas de casa, secretárias, engenheiras. Somos talentosas em todas as áreas. Feliz Dia da Mulher!”, finaliza.

aasassa
Topo