Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/03/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Unidades prisionais da CRC investem em espaços para descanso dos servidores

Bibliotecas, equipamentos para prática de esportes e ambientes ao ar livre têm auxiliado no bem-estar dos funcionários

Um lugar confortável para descansar durante o horário de almoço é um sonho para qualquer trabalhador. Segundo a Revista Melhor, uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia apontou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo se comparado aos demais. Além disso, ele acaba mais motivado em seu dia a dia, evita acidentes no local de trabalho e reduz desperdícios.

Foi pensando no bem-estar de servidores que as unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria das Unidades prisionais da Região Central (CRC) têm investindo na qualidade de vida do corpo funcional para que o profissional tenha uma vida mais leve, diminuindo o estresse da rotina de trabalho no ambiente prisional.

Abaixo, leia mais sobre dez estabelecimentos correcionais da CRC que têm espaços especiais para os servidores. Os locais foram criados com a ajuda da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), subordinada ao Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), de instituições parceiras e contou com a colaboração dos próprios funcionários para serem utilizados no horário do almoço e após o expediente.

Guareí

A Penitenciária “Nelson Vieira”, Guareí I, tem, desde 2015, um local reservado para palestras, cursos, prática esportiva, descanso e leitura. Tudo foi construído pelos próprios funcionários. Já a unidade compacta Guareí II construiu o espaço em 2016, por meio do grêmio dos funcionários. O local é destinado a servidores e visitantes - quando ocorrerem eventos. São mesas de jogos, TV, banheiros e redário localizados na área externa da penitenciária, possibilitando um contato com a natureza.

Jundiaí

O Centro de Detenção Provisória “Marco Antônio Alves Bezerra” construiu, em 2018, uma sala com vestiário, puffs e TV. É um ambiente decorado com samambaias, almofadas e quadros coloridos. Foi construído em parceria com a Igreja Batista. Além disso, os amantes da boa leitura, após suas refeições, podem desfrutar de livros e revistas. O ambiente fica na área externa do CDP. Assim, aqueles que querem relaxar no horário de almoço podem sair da área interna da unidade e aproveitar o momento de descanso.

Piracicaba

Com o nome Pausare, do latim (pausa/descanso), o espaço dos servidores da Penitenciária de Piracicaba foi construído em 2017 com recursos da própria unidade. Utilizado nas horas de descanso para uma conversa descontraída entre colegas, o ambiente também pode ser utilizado para eventos. Além disso, há uma área interna onde os servidores podem praticar tênis de mesa. O equipamento foi doado pelo Sesc. O CDP “Nelson Furlan” também possui duas áreas destinadas aos servidores, onde eles podem descansar ao ar livre ou na sala equipada por dois sofás, TV, colchões e armários. O local foi criado em 2018 em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).

Casa Branca

A Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra” tem dois quiosques com 16m² cada na área externa. Neles, os servidores podem aproveitar os momentos de descanso ao ar livre. O ambiente foi criado pelos funcionários.

Mogi Guaçu

A penitenciária tem dois locais de descanso criados em parceria com a Igreja Batista Fonte, de Campinas. O primeiro espaço foi criado em 2016 e é composto por uma sala equipada com TV, sofá feito com paletes, almofadas e um jardim. Tudo confeccionado para contribuir com o bem-estar do servidor. Todo o material utilizado na construção do ambiente foi doado pela igreja e os fiéis fizeram o trabalho voluntariamente.

Rio Claro

No Centro de Ressocialização Masculino (CRM) de Rio Claro, em uma das salas do setor administrativo, servidores montaram um espaço com sofá, almofadas e TV.

Mogi Mirim

O CRM possui uma sala onde os servidores usam após almoço e jantar. O ambiente foi organizado pela Cipa e conta com sofá, TV, ventilador, camas e banheiro.

Capela do Alto

Inaugurada em julho de 2019, o espaço do servidor do CDP é um ambiente onde os colaboradores podem assistir TV. Tem, ainda, três computadores, livros, revistas e um tabuleiro. Além disso, a unidade dispõe de um “espaço cor-de-rosa” destinado, exclusivamente, para as mulheres. Os locais foram feitos de materiais reutilizados da unidade prisional e foram construídos por servidores.

Já a penitenciária daquela cidade possui espaços internos e externos. A área interna serve para descanso após as refeições e é equipada com sofás, TV, cadeiras e ventilador. Do lado de fora é possível contemplar uma vasta área verde com lago artificial, academia, “casa do rio” com churrasqueira, mesa de tênis, fogão à lenha e um deck para contemplar o rio. O ambiente foi construído com madeira e com doações dos próprios servidores, tornando o local bem rústico.

Hortolândia

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) os servidores podem desfrutar de biblioteca e quiosque. O local para leitura foi criado em 2014. O ambiente é organizado com sofás, cadeiras, poltronas, cortinas, computador, TV e quadros decorativos a fim de tornar um ambiente agradável o suficiente para promover o bem-estar de quem o desfruta após o almoço. Já o quiosque foi construído em 2016. Para quem prefere curtir a natureza, é possível passar os momentos no local construído com madeira rústica, além de poder contemplar o jardim.

Mairinque

A penitenciária construiu, em 2016, um espaço com campo de futebol, um quiosque com TV, mesas de sinuca e pebolim e um lago ornamental com cascata e pergolado. Os amantes da natureza podem relaxar e refletir contemplando um ambiente natural. Além dessas opções de lazer, é possível até ouvir música, pois existem dois violões disponíveis para quem opta por um bom som. A equipe funcional construiu o local a fim de proporcionar bem-estar. Vale lembrar que os servidores permanecem ali após o expediente para jogar futebol às quartas-feiras e também promovem diversas competições de sinuca e pebolim.

Os gestores das unidades prisionais foram unânimes ao relatar que a criação desses locais foi fundamental para o bom desempenho profissional de seus colaboradores, além de ter contribuído para um ambiente amistoso, mexendo com a autoestima de cada um, pois segundo eles, os funcionários se sentem valorizados.

aasassa
Topo