22/06/12 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Cine Diálogos promove reflexão sobre sistema penitenciário e suas complexidades

Centro de Políticas Específicas (CPE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) da SAP criou espaço de debate através do cinema, com exibição de filmes e discussões sobre os assuntos abordados

Após a sessão, mesa debate o tema do filme com a plateia

No escurinho do cinema, um momento de reflexão. O Cine Diálogos promove a cada dois meses um espaço de ponderação sobre o sistema prisional, com foco nas populações específicas: mulheres, idosos, portadores de necessidades especiais, estrangeiros e afrodescendentes. Um filme, que pode ser ficção ou um documentário, é o ponto de partida para as discussões que se seguem.

Embora o foco seja sistema prisional, funcionários de entidades parceiras e de outras instituições prestigiam as sessões, trazendo novos olhares e enriquecendo o debate. Na última sessão, ocorrida quarta-feira, 19/06, no auditório do prédio da SAP da Rua Líbero Badaró, estava presente a Defensora Pública Thais Nader, coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Foi exibido "O Cárcere e a rua", documentário que mostra a história de mulheres presas na Penitenciária Madre Pelletier, no Rio Grande do Sul. Após a exibição do filme, Nader compôs a mesa de debates em conjunto com Rosalice Lopes, psicóloga e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da SAP, além de Andrea Paula Piva, diretora do Grupo de Ações de Reintegração Social da CRSC. Elas apontaram alguns aspectos abordados pelo filme e falaram de suas vivências profissionais, interagindo com o público presente, formado majoritariamente por funcionários do sistema penitenciário paulista. Os debates foram mediados por André Luzzi, diretor do CPE.

A partir da obra que havia acabado de ser exibida, foram abordados pelos presentes diversos aspectos: preparação dos reeducandos para a entrada no regime semiaberto; a manutenção dos vínculos com os familiares; a questão da orientação sexual, entre outros.

A exibição foi a 12º edição do Cine Diálogos. Neste mês haverá uma edição extra do Cine Diálogos, em Presidente Prudente, onde serão exibidos os filmes “Eu Sou Homem” e “Os Sapatos de Aristeu” . O objetivo é discutir a transsexualidade no sistema prisional. Depois, a previsão é que as sessões sejam retomadas em agosto, com a exibição de “Janela da Alma”, para discutir sobre deficiência.

Para mais informações sobre o Cine Diálogos acesse: reintegracaosocial.sp.gov.br