02/03/20 | Marcus Liborio – CRN

Preso faz 860 pontos na redação do Enem e sonha em cursar Direito

Outros 12 reeducandos tiveram pontuação entre 700 e 800. Coordenadoria Noroeste inscreveu 4.176 detentos no exame

Um preso que cumpre pena na Penitenciária de Franca encontrou nos livros a oportunidade de mudar de vida. Oldnei Mariano de Oliveira dos Santos, de 36 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio na prisão, fez 860 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) e sonha em cursar Direito. “Almejo atuar na área como advogado criminal ou trabalhista. Esse feito me fez enxergar novos horizontes e, desde já, escrever uma nova história”, projeta.

Outros 12 reeducandos de unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) também se destacaram na prova: tiraram entre 700 e 800 na redação. Ao todo, a CRN inscreveu 4.176 detentos no exame do ano passado.

LEITURA E ESCRITA

Profissional liberal na área de Fast Food, Oldinei prestou o Enem para testar seus conhecimentos e também com foco na universidade. Leitura e escrita são hábitos adquiridos ainda na infância.

“Meu pai sempre me ensinou a me comunicar com as pessoas, se expressando de uma forma muita didática. Já minha mãe incutiu em mim o amor pela leitura, desde contos ou fábulas até histórias que corroboram em minha formação espiritual”, conta.

Na redação, cujo tema foi “O Combate ao Uso Indiscriminado das Tecnologias Digitais de Informação por Crianças”, dos Santos fez uma reflexão sobre a responsabilidade dos pais no monitoramento do que os filhos acessam na Internet.

MAIS DESTAQUES

Mais 12 reeducandos de presídios da CRN fizeram entre 700 e 800 pontos na redação do Enem. A Penitenciária de Franca, por exemplo, teve outro preso que comemorou a boa nota.

Breno Serafini Hipólito, de 31 anos, fez 700 pontos. Ele é analista de sistemas e, embora já tenha curso superior, decidiu prestar o exame para testar seus conhecimentos.

Ainda na região de Ribeirão Preto, o trabalhador rural Johnny José de Morais, de 30 anos, fez 800 pontos. Ele está no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Sandro Alves da Silva” de Serra Azul.

Já na Penitenciária II de Serra Azul, Valdemiro Lopes de Souza Junior, de 37 anos, tirou 740 na redação. “Tenho facilidade com a escrita e também aprecio muito a leitura”, destaca.

REGIÃO DE AVARÉ

Um preso que cumpre pena no Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré fez 700 pontos na redação do Enem. Kalby Garcia de Oliveira, de 35 anos, também sonha em cursar Direito. “Descobri que a educação liberta”, exalta.

Rafael Bersan Ferreira, de 35 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio na Penitenciária de Bernardino de Campos e prestou o exame nacional para testar seus conhecimentos. Assim como Oliveira, também fez 700 pontos na redação.

Outro detento que tirou 700, Célio Vieira de Lemos, de 56 anos, gosta de ler desde a infância. Atualmente, cumpre pena na Penitenciária “Orlando Brando Filinto” de Iaras.

Preso na Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, Marcus Henrique Cruz, de 30 anos, também tirou 700 na redação.

REGIÃO DE BAURU

Na região de Bauru, cinco reeducandos se destacaram no Enem. Um deles é Vinícius Ronconi Pimentel, de 31 anos, que fez 740 pontos na redação e projeta investir cada vez mais em educação.

Preso na Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava, o vendedor João Augusto Marinho, de 45 anos, também fez a prova e tirou 700 na redação. Recentemente, começou a cursar Logística à distância e espera empreender quando ganhar a liberdade.

Além de Pimentel e Marinho, mais três detentos se destacaram ao tirar 700 na redação do Enem: dois da Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho e um do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru.