Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/02/20 | Marcus Liborio - CRN

Presídio de Bauru promove reflexão sobre saúde mental

Palestra com psicólogo foi realizada no CPP I de Bauru para 74 reeducandos e fez parte da campanha Janeiro Branco

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru promoveu, no dia 29 de janeiro, uma palestra com o tema “Saúde Mental e Bem-Estar”. Conduzida pelo psicólogo e professor do Centro de Terapia Cognitiva Comportamental de Bauru Arnaldo Vicente, a atividade fez parte da Campanha Janeiro Branco e contou com a participação de 74 reeducandos.

Durante o evento, os presos interagiram com o palestrante com perguntas e exposição de ideias e experiências de vida. Ao final, foi realizado um sorteio de 15 exemplares do livro “O Menino Que Entrou Dentro De Si”, de autoria do psicólogo.

MANUAL DE ANSIEDADE

Outras unidades prisionais (leia mais abaixo) subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) também realizaram atividades sobre o Janeiro Branco, como palestras, divulgação de cartazes, dinâmicas e rodas de conversas.

Entre as ações que promovidas na Penitenciária II “Sargento PM Antônio Luiz de Souza” de Reginópolis, por exemplo, destaca-se a elaboração de um material com orientações.

Trata-se do “Manual de Dicas para Amenizar os Sintomas de Ansiedade” elaborado pela diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde da unidade, a psicóloga Bruna Dias Registro. O material foi entregue aos presos durante evento.

CAMPANHA

O Janeiro Branco é uma ação de âmbito nacional que surgiu a partir de uma preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a deterioração da saúde mental da população em todo o mundo.

A campanha visa sensibilizar as mídias e as instituições sociais sobre a importância de projetos estratégicos, políticas públicas, entre outras questões, para atender as demandas individuais e coletivas que englobam aspectos psicológicos e emocionais das pessoas.

Unidades que participaram da campanha Janeiro Branco

CPP I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru
CPP II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna” de Bauru
Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos
Penitenciária Feminina de Guariba
Penitenciária de Marília
Penitenciária I “Tenente PM José Alfredo Cintra Borim” de Reginópolis
Penitenciária II “Sgto. PM Antonio Luiz de Souza” de Reginópolis
Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto

aasassa
Topo