Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/02/20 | Fernanda Nagliati e Amanda de Oliveira – CRC

Penitenciária de Casa Branca promove ações mensais contra dengue

Ações educativas e mutirões de limpeza servem para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

Servidores e reeducandos da Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra” de Casa Branca, subordinada à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) têm se mobilizado mensalmente no combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. Além do tradicional mutirão de limpeza, fazem parte da ação, feita ao longo do ano, a entrega de materiais educativos, elaboração de cartazes e palestras. Até o momento, não há registro de dengue entre a população carcerária da unidade.

O Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue em 2019, um aumento de 488% em relação a 2018, conforme mostram dados do Ministério da Saúde. Desse total, 782 pessoas morreram em todo o país. O Estado de São Paulo foi responsável por 29% dos casos, com 444.593 no último ano.

Para eliminar os focos do mosquito na unidade prisional ocorrem, há cinco anos, ações de prevenção, incluindo coleta de entulhos, capinação, inspeção frequente em banheiros, grelhas, ralos, pias e calhas, com aplicação de cloro e sal nesses locais, higienização de recipiente das geladeiras, entre outras intervenções.

Na área externa da unidade, o mutirão de limpeza é feitono local onde ocorrem as visitas, banheiros e no setor de manutenção. Os materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito são recolhidos e têm destinação correta.

Segundo o diretor da unidade, Marco Antônio Picoli, as ações têm o objetivo de prevenir uma epidemia, zelando pela saúde de reeducandos e servidores.

aasassa
Topo