21/02/20 | Marcus Liborio - CRN

Presos pintam sete escolas na Região Noroeste

Revitalização ocorreu no período de férias escolares. Além de aprender uma nova profissão, detentos têm remição de pena

Presos que cumprem o regime semiaberto em presídios subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) revitalizaram sete escolas no período de férias escolares. A ação faz parte do programa Via Rápida Expresso, que oferece capacitação na área de pintura de prédios públicos aos internos.

Na região de Avaré, 25 reeducandos da Penitenciária “Orlando Brando Filinto” de Iaras revitalizaram a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professora Marieta Rolim de Moura, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Cerqueira César.

Já em Bauru, 50 detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) I “Dr. Alberto Brocchieri” pintaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cônego Aníbal Difrância, que fica no Centro da cidade, e também a creche Neusa Franco Szelpal Milare, em Agudos.

Outros 25 presos do CPP II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna” deixaram de “cara nova” a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Walt Disney, localizada em Lençóis Paulista.

Na região de Ribeirão Preto, 50 reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis pintaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Dr. Jaime Monteiro de Barros e o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Virgílio Salata, em Ribeirão Preto.

Outra turma, com 25 presos, revitalizou a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo, que fica no bairro Jardim Campo Alegre, em Sertãozinho.

PROGRAMA

Os reeducandos foram capacitados na atividade de pintura por meio do “Via Rápida Expresso”. O programa é resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais da Administração Penitenciária (SAP) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).

O treinamento tem dois módulos, divididos em 25 horas de aula teórica e 75 horas de prática. Além de aprender uma nova profissão, os presos envolvidos no projeto têm remição de pena – a cada três dias de curso, é remido um dia da condenação.