Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/02/20 | Marcus Liborio - CRN

Presídio tem ações de prevenção ao câncer de boca e de intestino

Reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Taiúva fizeram exames em parceria com o Hospital do Amor

O Núcleo de Atendimento à Saúde do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva realizou, em parceria com o Hospital do Amor de Barretos, ações de prevenção ao câncer de boca e de intestino no dia 24 de janeiro. Ao todo, 113 reeducandos foram fizeram exames odontológicos e de sangue.

Realizada por profissionais da área de odontologia do hospital em unidade móvel montada no presídio, a avaliação bucal focou em fumantes, acima de 40 anos de idade, ou quem havia deixado o vício do cigarro na última década.

Foram analisadas as regiões das gengivas, bochechas, céu da boca, língua, além dos lábios superiores e inferiores de 63 detentos. Os presos também receberam orientações sobre como prevenir a doença, cujos fatores de risco são o consumo de bebida alcoólica em excesso, tabaco, falta de higiene bucal e alimentação inadequada.

INTESTINO

A ação no CDP de Taiúva focou, ainda, na prevenção do câncer colorretal: o terceiro mais comum entre os homens. Ao todo, 35 reeducandos, acima de 50 anos, receberam atendimento.

Eles foram orientados por uma equipe de saúde e também realizaram teste de sangue oculto nas fezes, método de triagem considerado eficaz para a detecção da doença.

O câncer colorretal acomete, principalmente, pessoas entre 50 e 70 anos de idade. Os sintomas mais frequentes são alteração da rotina intestinal, emagrecimento, anemia, dor abdominal e sangue nas fezes. Em alguns casos, a doença pode ser assintomática. Por isso, a indicação é realizar exames periodicamente.

Praticar exercícios físicos regularmente, evitar alimentos ricos em gordura animal, embutidos, carnes industrializadas e aumentar o consumo de fibras são dicas importantes para prevenir o câncer intestinal, orientam os médicos.

aasassa
Topo