Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/02/20 | Marcus Liborio - CRN

Servidores e presos concluem curso com método do Instituto Augusto Cury

Capacitação realizada nas unidades de Reginópolis é baseada no Programa Gestão da Emoção. Formatura ocorreu no dia 14

Servidores e reeducandos das penitenciárias “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin” (a PI) e “Sargento PM Antonio Luiz de Souza” (a PII) de Reginópolis foram capacitados pelo Programa Gestão da Emoção, voltado a um estudo da mente humana, seus aspectos subjetivos, influência sobre a saúde emocional e qualidade dos relacionamentos sociais. A aplicação do projeto no sistema carcerário paulista é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Augusto Cury.

No dia 14 de janeiro, 77 funcionários e 21 presos receberam certificados do curso em cerimônia de formatura realizada na Penitenciária II. Aplicado pela psicóloga Silvia Elen Rossi Fregonesi (servidora na PII), o treinamento busca, entre outros fatores, prevenir transtornos emocionais, ensinar a lidar com as emoções e a desenvolver competências socioemocionais para melhorar o autoconhecimento e o relacionamento com outras pessoas.

“Em cada encontro, abordamos um tema diferente, com vídeos emocionantes. Os participantes relataram vivências pessoais, momentos em que agiram sob emoção e que tiveram resultados negativos. A troca interpessoal foi muito boa, no sentido de crescimento pessoal e profissional de cada um”, destaca Silvia.

Participaram do evento de formatura o coordenador das unidades prisionais da Região Noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza, os diretores da PI e PII de Reginópolis, Edenir Isabel Ferreira Nogueira e Jesus Nilton Sobrinho, respectivamente, a diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), Iracema Costa Jansson, o diretor do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da CRN, Nilson Dantas e a diretora pedagógica do Instituto Augusto Cury, Denise Cavalini.

BALBINOS

A Penitenciária I “Rodrigo dos Santos Freitas” de Balbinos realizou, no dia 23 de janeiro, uma cerimônia de formatura para 33 presos que concluíram o treinamento, aplicado pela assistente social Josiane Gomes. A capacitação também está sendo oferecida para funcionários da unidade prisional.

GESTÃO DA EMOÇÃO

Resultado de mais de 30 anos de pesquisas e produção de conteúdo, o Programa Gestão da Emoção foi desenvolvido pelo psiquiatra, professor e escritor Augusto Jorge Cury. A capacitação busca o gerenciamento do estresse e a construção das competências e habilidades socioemocionais necessárias para desenvolver uma mente brilhante, em uma sociedade altamente estressada.

aasassa
Topo