Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/02/20 | Caio Daniel - Coremetro

SAP promove curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático Prisional

O objetivo foi capacitar agentes de segurança com técnicas de primeiros socorros para possíveis situações de crise nas unidades prisionais

O Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra promoveu, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático Prisional. O apoio foi da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), que pertence à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Ao todo, 30 agentes de segurança de diferentes regiões do Estado de São Paulo participaram da ação, além de profissionais do Espírito Santo e Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O objetivo foi capacitar e atualizar os agentes penitenciários com técnicas de primeiros socorros ligadas ao ambiente carcerário e para possíveis situações emergenciais, como incêndios ou motins nos presídios. O treinamento seguiu os protocolos da atual legislação brasileira de primeiros socorros, que visa a redução de riscos e a preservação da integridade física de presos e funcionários.

Com uma carga horária de 40 horas, o curso foi dividido em três módulos: Prevenção e Combate a Incêndio, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) ao Traumatizado – que contou com procedimento de segurança para trabalhos em altura - e APH Tático.

Para o instrutor e coordenador do curso, Getúlio Álvaro, que é Agente de Segurança Penitenciária (ASP), é importante que os servidores estejam sempre capacitados para realizar técnicas de primeiros socorros. “Nesta ação, os agentes aprenderam como definir o mapeamento de risco da unidade prisional em situações de crise como em rebeliões, incêndios e em casos de captura de reféns”, explicou.

A ideia, de acordo com Álvaro, é replicar o treinamento para outras coordenadorias da SAP e montar equipes de socorristas para atuarem nas Células de Intervenção Rápida (CIRs) e nos Grupos de Intervenção Rápida (GIRs). Também participaram como instrutores os ASPs Anderson Pereira Lima e Frederico Conrado Daenekas Filho.

Reconhecendo Gente que Faz +

Paralelamente ao curso, na segunda edição do projeto de valorização do corpo funcional da Pasta, o chamado Reconhecendo Gente que Faz +, o servidor do CDP de Itapecerica da Serra recebeu um certificado pelo bom trabalho exercido na unidade, especialmente no setor de segurança e na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

A ação também premiou o trabalho que Álvaro realiza como bombeiro voluntário e palestrante de primeiros socorros aos estudantes da rede pública de ensino de Embu-Guaçu.

A cerimônia de premiação ocorreu em outubro de 2019, na sede da SAP, e contou com a presença do Secretário da pasta, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, que fez a entrega das medalhas.

aasassa
Topo