03/02/20 | Mariana Amud - Coremetro

Coremetro sedia reunião para planejar as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade de 2020

Encontro enfatizou a importância de contar com o apoio de parceiros

Início de ano é tempo de se planejar e organizar o que será realizado durantes os meses seguintes. Na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), não é diferente.

No último dia 14, o Grupo de Ações de Trabalho e Educação (Grate), da Coremetro, e o Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (Gcae), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), realizaram uma reunião com servidores das 28 unidades prisionais da Coremetro para organizar as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade de 2020.

O encontro teve como objetivo propor aos servidores responsáveis pela organização das Jornadas abordagens diferenciadas. A ideia é que o evento deva atender os reeducandos com serviços de cidadania, educação, cultura e saúde, como tradicionalmente ocorre, porém, o destaque está na busca de melhorias e novidades para o sistema prisional.

As primeiras Jornadas de Cidadania e Empregabilidade tinham como principal foco a emissão de documentos dos reeducandos, o que hoje é uma realidade diária nas unidades prisionais. Tendo essa demanda atendida, agora o foco do evento é proporcionar atividades socioeducativas que contribuam para a ressocialização do sentenciado.

Trabalho em equipe e planejamento

A palavra-chave para que as Jornadas de 2020 sejam destaque no calendário de atividades das unidades prisionais é “parceria”. O contato com universidades locais, Organizações Não-Governamentais (ONGs), secretarias municipais e de Estado, entidades religiosas e com servidores são algumas das ferramentas possíveis para ações diferentes durante os eventos. Tudo isso aliado ao trabalho em equipe desenvolvido pelos funcionários da unidade prisional, tem como resultado um evento que beneficia reeducandos e a sociedade civil.

O diretor do Gcae, Evaldo Barreto, falou sobre a importância da presença de todos na reunião para que houvesse uma troca de experiências sobre as Jornadas. Além disso, ele ressaltou o quanto as parcerias são bem-vindas ao sistema prisional e que, a partir delas, a unidade prisional também pode contar durante o restante do ano com uma atividade sociocultural.