Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/01/20 | Mariana Amud - Coremetro

Maquiadores profissionais certificam reeducandos LGBTQI+ da Penitenciária José Parada Neto

Projeto foi organizado pela CRSC e por voluntários

De agosto a dezembro de 2019, reeducandos LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer e Intersexuais) da Penitenciária José Parada Neto, de Guarulhos, participaram de um curso chamado “Beleza no Cárcere” , que contou com maquiadores profissionais renomados. O estabelecimento penal pertence à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A iniciativa veio da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC), a partir de Charles Bordin, do Centro de Políticas Específicas (CPE) e da maquiadora Juliana Zaroni. O foco foi capacitar reeducandos homossexuais, transexuais e travestis para que, quando em liberdade, possam fazer da maquiagem uma carreira. Além de dar a oportunidade de profissionalização, a ferramenta é considerada por muitos uma forma de expressão pessoal.

Ao longo das semanas, que totalizaram 60 horas-aula, diferentes voluntários estiveram à frente da arrecadação dos produtos e materiais necessários para o curso e prepararam uma turma que, ao final, formou sete alunos. A ação contou com a elaboração de uma apostila com abordagens práticas e teóricas, incluindo os conteúdos passados em aula.

Formatura

Durante a cerimônia de formatura, Juliana ressaltou que o “Beleza no Cárcere” foi um sonho realizado de levar cor, beleza e aprendizado para o ambiente prisional.

Representando a direção geral da Penitenciária José Parada Neto, Maria Isabel Hamud, diretora de Reintegração Social do estabelecimento penal, agradeceu a iniciativa dos voluntários de se aproximarem do cárcere. “Somos gratos à sociedade civil pela iniciativa de trazer não só um curso, mas também cor e esperança para a unidade prisional. Por meio dessa ação, tivemos a oportunidade de ter uma vivência completa de humanidade”, comentou Maria Isabel.

Também estiveram presentes no encerramento do curso, que foi realizado no espaço ecumênico do estabelecimento penal, convidados e demais reeducandos da unidade prisional, além de Marcelo Galleno, coordenador de Políticas para Diversidade Sexual, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania e de Thiago Azevedo, coordenador substituto da CRSC.

aasassa
Topo