Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/01/20 | Fernanda Nagliati - CRC

Formaturas e Enem encerram ano letivo do sistema prisional da região central

Programa Escola nas Prisões beneficiou mais de 178 reeducandos

“Lá dentro da cadeia tem um mano sem perspectiva, alma segue viva, mas não sabe mais sonhar”. O trecho consta na música Eu sou livre, do rapper Projota. Mas para mais de 48.332 pessoas encarceradas em presídios subordinados à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), a vida privada de liberdade é muito diferente. O ambiente prisional se torna um lugar de reconstrução social, cabendo ao preso aproveitar as oportunidades de estudos, para escrever uma nova história por meio da educação.

A solução encontrada foi garantir o direito à educação básica por meio do programa de Educação nas Prisões, uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria de Educação.

Assim, os encarcerados têm acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), com materiais da rede estadual, “EJA Mundo do Trabalho”, cumprindo com o currículo do Estado de São Paulo e as aulas acontecem dentro das unidades prisionais, por intermédio de uma escola estadual vinculadora próximo ao estabelecimento penal.

Com isso, de novembro a dezembro de 2019 foram realizadas quatro cerimônias de formaturas do ensino fundamental e médio nas unidades prisionais de Limeira, Guareí I, Porto Feliz e Piracicaba.

Ao todo, 178 reeducandos, ao final do ano letivo, deixaram seus uniformes para vestir a beca e receberem certificados que registram não apenas a conclusão dos cursos, mas também o início de uma nova etapa pautada na ressocialização.

Em Guareí, por exemplo, a formatura ocorreu no dia 5 de novembro, quando 37 reeducandos do Ensino Fundamental e 15 do Ensino Médio concluíram os estudos na Penitenciária “Nelson Vieira” e receberam das mãos da direção, coordenação e professores, os certificados de conclusão de curso.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, a formatura aconteceu no dia 27 de novembro. A gestão da unidade prisional preparou uma cerimônia para realizar a entrega dos certificados a 30 alunos. O evento contou com a apresentação do coral “A música transforma”, organizado pela musicoterapeuta Daniela Cristina Miranda, em parceria com psicólogos da faculdade Anhanguera e professores da rede estadual de ensino.

Já no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz, 66 reeducandos do ensino Fundamental e Médio foram certificados no dia 6 de dezembro. Por fim, o Centro de Detenção Provisória “Nelson Furlan” também entregou certificados para três detentos do ensino regular no dia 17 de dezembro com o apoio da escola vinculadora “Dr Alfredo Cardoso”.

Enem traz bons resultados

Além das formaturas do EJA – níveis fundamentais e médios -, a CRC comemorou, também, o aumento de 12, 21% no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2019 em relação ao ano de 2018. Com um total de 4.014 inscrições em 2019 comparando a 3524 de 2018, ou seja, 517 inscrições a mais em relação ao ano anterior. A aplicação das provas ocorreu nos dias 10 e 11 de dezembro sob supervisão de dirigentes da Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap).

Para o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) da CRC, Bruno Corrêa Múfalo, a educação é uma grande oportunidade no processo de ressocialização. “É gratificante ver os frutos do empenho de todos os envolvidos”, afirmou.

aasassa
Topo