18/06/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

CPP de Pacaembu reúne informação em 1ª Feira da Cidadania

Além das orientações, os reeducandos também foram submetidos a testes de saúde e prática de atividades físicas

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Os presentes ainda praticaram exercícios físicos em celebração ao Dia do Desafio

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu promoveu a 1ª Feira da Cidadania, em 30/05, a fim de informar a população carcerária sobre diversas áreas de conhecimento. O evento teve início às 8h30 e se estendeu até 16h nas dependências da unidade e contou com a participação de 265 reeducandos.

A feira foi realizada graças à parceria entre as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) - através dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, e Educação Física -, as equipes de Transporte e Controle de Vetores da Prefeitura Municipal de Pacaembu e a Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef) de Presidente Prudente.

A área de saúde foi a mais explorada durante o evento. A equipe de controle de vetores do município explanou sobre leishmaniose e dengue e, ainda, técnicos da FAI realizaram testes de glicemia, acuidade visual, pressão arterial e busca ativa por sintomas da tuberculose. Os detentos foram também orientados sobre higiene bucal, postura corporal e atividade física por profissionais de cada setor.

Pensando no bem-estar mental e espiritual dos presos, foram prestadas informações sobre depressão, ansiedade, angústia, síndrome do pânico, impulsividade, medo, fobia, drogadição e redução de danos. Durante o evento ainda foram abordados os serviços prestados pela Caef (como regularização de documentos e situações jurídicas) e os benefícios da Previdência Social e programas de transferência de renda.

Os três reeducandos que ganharam o concurso de cartazes com o tema sustentabilidade, ocorrido em 15/05 no CPP, também apresentaram seus trabalhos durante o evento. E para aproveitar a data em que se comemora o Dia do Desafio, todos os detentos, funcionários e colaboradores praticaram dez minutos de atividades físicas.

A 1ª Feira de Cidadania foi um sucesso e, devido à grande aceitação e participação dos presos, a segunda edição do evento já está pré-agendada para setembro. “Ações como esta são importantes, pois trazem informações que serão usadas durante toda a vida”, comentou o reeducando M.S.O.