Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/01/20 | Pierre Cruz – Corevali

Profissionais da Corevali concluem treinamento com método do Instituto Augusto Cury

Servidores das unidades prisionais foram capacitados para reaplicar técnicas de gestão de emoção com outros funcionários dos presídios

Servidores de presídios vinculados à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) participaram do curso de Gestão da Emoção, uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Augusto Cury. O objetivo foi capacitar profissionais dos presídios sobre temas como respeito e inteligência emocional.

O treinamento foi realizado gratuito e realizado em seis encontros nos meses de novembro e dezembro de 2019 na sede da Corevali. Participaram das aulas psicólogos, assistentes sociais, oficiais administrativos, Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs), Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) e diretores de saúde dos estabelecimentos penais do Vale do Paraíba, Alto Tietê e da Baixada Santista.

De acordo com a consultora de ensino do Instituto, Monique Tobace Rampin, psicóloga que ministrou os encontros, foram apresentadas técnicas de gerenciamento da emoção com base no conceito “freemind”, abordado pelo psiquiatra Augusto Cury. “Os alunos passaram a entender como funcionam os nossos pensamentos a fim de melhorar a qualidade dos relacionamentos sociais”, explicou Monique.

Os participantes entraram em um processo de autoconhecimento para desenvolverem técnicas de comunicação e estimularem a mente para lidar com a depressão, a ansiedade e outros problemas emocionais no ambiente de trabalho. Uma vez capacitados, os servidores se tornam multiplicadores do aprendizado nas unidades prisionais onde atuam.

Para a diretora do Centro de Saúde e Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), Patricia Juliana de Santana Damaceno, o curso foi enriquecedor e terá impacto positivo no dia a dia dos presídios. “Além do conhecimento adquirido, foi uma oportunidade de transformar as nossas vidas”, avaliou a diretora, que também participou das aulas. “O programa é um aliado para mudanças na vida emocional dos servidores e, consequentemente, para o ambiente profissional”, completou.

aasassa
Topo