17/01/20 | Arnaldo Martins - Corevali

Estagiárias do HCTP de Taubaté são premiadas

Duas estagiárias de Serviço Social do HCTP de Taubaté recebem prêmio da Universidade UNITAU

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, anualmente, o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) com apresentações, palestras e seminários desenvolvidos por seus professores e alunos.

Neste ano, no VIII CICTED, realizado em outubro passado, foram premiadas Magda Pires Silva e Larissa da Silva Chiste, alunas do 6º semestre do curso de Serviço Social da UNITAU e também estagiárias do Núcleo Interdisciplinar de Reabilitação do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico “Dr. Arnaldo Amado Ferreira” (HCTP) de Taubaté.

Magda Pires, estagiária do HCTP sob orientação da assistente social Íris Daniela da Costa Balthazar, tirou primeiro lugar na categoria “Encontro de Iniciação Científica – ENIC” com seu projeto “O Programa Minha Casa, Minha Vida e o direito à cidade: como romper com a segregação socioespacial das comunidades”. Larissa da Silva, orientada pela assistente social Helena Alves de Oliveira, recebeu o terceiro prêmio na categoria “Seminário de Extensão – SEMEX” com o projeto “A leitura da cidade sob a ótica do Serviço Social em uma perspectiva crítica e democratizante”.

O primeiro prêmio de Magda Pires na categoria ENIC teve como eixo central o direito à moradia e o programa lançado em 2009: “Minha Casa, Minha Vida”, com foco no Direito à Cidade, que compreende os direitos básicos de acesso democrático, universal e gratuito aos meios urbanos: moradia, educação, saúde, cultura, transporte, entre outros.

Na categoria SEMEX, o projeto de Larissa foi elaborado com base em um trabalho realizado a partir de uma parceria entre a UNITAU e a Prefeitura em que os alunos realizam trabalhos nas escolas da rede pública. A “Leitura da Cidade” é um projeto multidisciplinar, composto pelos alunos dos cursos de Arquitetura e de Serviço Social, que tem como objetivo fornecer contribuições para o desenvolvimento dos próprios alunos da Universidade e identificar possíveis alternativas aos problemas vividos por muitas crianças na cidade.