Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/01/20 | Eliane Borges - Croeste

ASP conquista pódio para o Brasil em Campeonato Mundial de Karatê

César Cabral concorreu com atletas de pelo menos 30 países e ganhou medalhas de prata e bronze

Representando a Seleção Brasileira, o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) César Fagundes Cabral, do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José do Rio Preto, conquistou uma medalha de prata e outra de bronze no XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, realizado pela International Traditional Karate Federation (ITKF). A competição ocorreu nos dias 6 e 8 de dezembro, em Curitiba, no Paraná, e contou com a participação de atletas de pelo menos 30 países.

Segundo Cabral, diferente de outras organizações, quando convocados pela Seleção Brasileira de Karate-dô Tradicional, os atletas não sabem exatamente em qual categoria disputarão e nem se realmente chegarão a disputar. As vagas passam a ser definidas durante os treinamentos, considerados árduos e com rotinas intensas, sob a inspeção de membros da Comissão Técnica da ITKF.

Dias de luta, Dias de Glória!

“Foram dias duros, de uma rotina pesada com três treinos diários. Houve muito sangue, suor e lágrimas dentro daquele tatame. Durante dez dias de treino, tiraram tudo o que podiam dos atletas”, relembra Cabral. Finalmente, no dia da escolha dos participantes, o ASP foi selecionado para representar o Brasil em duas modalidades, resultando na conquista do vice-campeonato pela categoria Kumite Kogo e o terceiro lugar na categoria Kumite individual masculino, cuja diferença entre as lutas está na modalidade de arbitragem.

Ao lado de atletas de 30 países, o ASP representou não só o Brasil, mas também o Estado de São Paulo e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), onde exerce sua profissão e integra o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) 8 e 10. Nas horas de folga, treina duro e dá aulas na Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP) como instrutor de Defesa Pessoal e Escolta Armada de Presos. “Me orgulho de ser Agente de Segurança Penitenciária. Me orgulho de pertencer ao GIR. Me orgulho de subir no pódio e levantar nossa bandeira. Orgulho este que nunca se perderá, pois amo o que faço e faço por orgulho! ”, enfatiza o campeão.

Ranking extenso

Entre diversas conquistas paulistas, brasileiras e internacionais, vale destacar que, em 2018, no Campeonato Brasileiro, Cabral alcançou prata na categoria Kumite e ouro na Kumite kogo. Em anos anteriores, ele representou o Brasil por cinco vezes em Campeonatos Sul-americanos, além dos Pan-americanos da Argentina (2013), Uruguai (2016) e Brasil (2018) e Mundiais do Japão (2014) e Itália (2017).

aasassa
Topo